A Utilização da G Suite For Education na Disciplina Cálculo Numérico nos Cursos de Engenharia da Universidade Tiradentes

Autores

  • Cassius Gomes Oliveira
  • Juliana Silva Dias UniversidadeTiradentes

Palavras-chave:

G Suite for Education, Cálculo Numérico, Metodologias de Ensino.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo, apresentar os resultados obtidos, em relação a nível de aprendizagem, e satisfação dos alunos no desenvolvimento da disciplina Cálculo Numérico, nos cursos de engenharia ofertados pela Universidade Tiradentes na cidade de Aracaju no estado de Sergipe/Brasil, por meio da utilização da G Suite for Education, recentemente implantada nesta instituição. A G Suite for Education consiste num pacote de ferramentas do Google que contém o Classroom, Gmail, Agenda, Drive, Contatos, Hangouts, Sites, Documentos, Planilhas, Slides, etc., e foi anexada ao sistema acadêmico da Universidade Tiradentes em setembro de 2016. A G Suite for Education foi utilizada no ensino da disciplina Cálculo Numérico, em quatro turmas dos cursos de engenharia da Universidade Tiradentes, num total de 109 alunos. A disciplina foi ministrada para estas quatro turmas no laboratório de informática, com carga horária igual 80 horas/aula para cada uma e exigiu o desenvolvimento e aprendizagem do conceito teórico e computacional de diversos métodos numéricos para resolução de inúmeros problemas da área de engenharia e afins. Para a implementação computacional e aplicação dos métodos numéricos foi utilizado o software livre SCILAB. Através da G Suite for Education, a primeira grande mudança na metodologia da aula foi a eliminação da entrega de trabalhos impressos. Através do ambiente Classroom, o ato de entrega das atividades propostas em sala de aula, ou como atividades extraclasse tornaram-se totalmente online. Também através do Classroom foram aplicadas em sala de aula, pesquisas que foram respondidas através dos computadores, ou mesmo através dos smartphones conectados a conta google da universidade através das quais foram realizados debates sobre a metodologia de resolução do problema proposto. Através do Google Forms, foram aplicadas atividades com questões objetivas, e foi possível assim, discutir com os alunos os assuntos nos quais os mesmos estavam com mais dificuldades. Através da utilização do Hangout, foi possível ministrar aula de maneira simultânea para alunos que estavam fisicamente presentes e outros que estavam em outros locais fora da sala de aula. Após a realização desta aula, foi aplicado um questionário e o nível de satisfação dos alunos que não estavam presentes fisicamente na aula chegou a quase 80%, com alguns alunos citando a comodidade de não ser necessário se deslocar até a universidade, diminuindo assim, seus gastos com os estudos e também de um nível maior de concentração na aula.  Através da ferramenta Google Docs, foram, desenvolvidas atividades colaborativas, nas quais, grupos de alunos, escreviam no mesmo arquivo, a resolução de problemas envolvendo os métodos numéricos propostos em sala de aula. Para a obtenção dos resultados da pesquisa, foi aplicado em cada uma das quatro turmas um questionário desenvolvido no Google Forms, e os gráficos, e desenvolvimento estatístico foram feitos no Google Planilhas. Os resultados mostraram que uma das principais vantagens da utilização da G Suite for Education, é a facilidade de comunicação com o professor, e a dinâmica de resolução, entrega e discussão dos resultados das atividades propostas. Também, houve um destaque para a construção de atividades colaborativas, pois, mesmo não estando fisicamente juntos, os grupos de alunos desenvolviam e comentavam a resolução de problemas trabalhando juntos no mesmo arquivo. A pesquisa mostrou também a solicitação dos alunos por mais aulas através da ferramenta Hangout, pois, mesmos os que estão fisicamente presentes na sala de aula, afirmaram maior concentração na aula quando o mesmo foi utilizado. A pesquisa mostrou também que através da G Suite, o aluno mostra-se mais envolvido com a disciplina e consequentemente com seu curso e a sua formação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ASSMANN, H. Reencantar a educação: rumo à sociedade aprendente. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998.

CASTELLS, M. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

GOOGLE FOR EDUCATION, disponível em: https://edu.google.com/ : acessado no período de fevereiro a julho de 2017.

LÉVY, P. As novas tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro:ed. 43, 1993.

PRETI, O. Educação a distância: construindo significados. Cuiabá: NEAD/IE - UFMT, 2000.

PRETTO, N. de L. Uma escola com/sem futuro. Educação e Multimídia. Campinas: Papirus, 1996.

Downloads

Publicado

2018-10-31

Como Citar

Oliveira, C. G., & Dias, J. S. (2018). A Utilização da G Suite For Education na Disciplina Cálculo Numérico nos Cursos de Engenharia da Universidade Tiradentes. Simpósio Internacional De Educação E Comunicação - SIMEDUC, (9). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/simeduc/article/view/9506

Edição

Seção

GT 08 - As Tecnologias e Conteúdos Multimidiáticos na educação superior