Des-re-territorializações na Educação Infantil: O território escolar na cibercultura
Palavras-chave:
Território. Educação Infantil. Cibercultura. Des-re-territorialização.Resumo
A noção polissêmica de território, carrega dentre seus significados, a ideia de controle sobre fronteiras, a qual o constitui numa área de acesso controlado. Atribui-se a acesso um sentido amplo, desta forma o termo território refere-se a diferentes dimensões (físico, social, simbólico, cultural, subjetivo etc.). Ao reconhecer a escola como território, buscou-se compreender o que pensam, sentem, analisam ou julgam docentes da educação infantil, diante de situações hipotéticas que propuseram ações pedagógicas de des-re-territorializações através de tecnologias digitais (LEMOS, 2009). Como caminhos metodológicos considerou-se alguns pressupostos da etnopesquisa crítica (MACEDO, 2010), onde os dados foram coletados a partir de entrevista com grupo focal organizado através de território digital informacional (LEMOS, 2007) e criado no WhatsApp para funcionar como dispositivo de mediação das interações entre docentes e pesquisador. Por fim, deu-se sentido às discussões construídas com a entrevista.
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Referências
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