Des-re-territorializações na Educação Infantil: O território escolar na cibercultura

Autores

  • Jonathas Fontes Santos Escola SESC/Professor de Educação Básica
  • Cristiane de Magalhães Porto
  • André Luiz Alves

Palavras-chave:

Território. Educação Infantil. Cibercultura. Des-re-territorialização.

Resumo

A noção polissêmica de território, carrega dentre seus significados, a ideia de controle sobre fronteiras, a qual o constitui numa área de acesso controlado. Atribui-se a acesso um sentido amplo, desta forma o termo território refere-se a diferentes dimensões (físico, social, simbólico, cultural, subjetivo etc.). Ao reconhecer a escola como território, buscou-se compreender o que pensam, sentem, analisam ou julgam docentes da educação infantil, diante de situações hipotéticas que propuseram ações pedagógicas de des-re-territorializações através de tecnologias digitais (LEMOS, 2009). Como caminhos metodológicos considerou-se alguns pressupostos da etnopesquisa crítica (MACEDO, 2010), onde os dados foram coletados a partir de entrevista com grupo focal organizado através de território digital informacional (LEMOS, 2007) e criado no WhatsApp para funcionar como dispositivo de mediação das interações entre docentes e pesquisador. Por fim, deu-se sentido às discussões construídas com a entrevista.

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Biografia do Autor

Jonathas Fontes Santos, Escola SESC/Professor de Educação Básica

Mestrando em Educação – Linha Educação e Comunicação, na Universidade Tiradentes (PPED/UNIT-Bolsista PROSUP/TAXA). Especialista em Mídias na Educação – UFPE. Graduado em Tecnologia em Informática e Gestão da Informação – UNIT. Membro do Grupo de Pesquisa Educação, Tecnologia da Informação e Cibercultura (GETIC/UNIT/CNPq). É professor de Educação Básica da Escola SESC/SE, atuando na Educação Infantil e Ensino Fundamental I. E-mail: jonathasfontes@hotmail.com

Cristiane de Magalhães Porto

Doutora Multidisciplinar em Cultura e Sociedade – UFBA. Mestrado em Letras e Linguística – UFBA. Pesquisadora do Instituto de Tecnologia e Pesquisa – ITP. Bolsista em Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 2. Pós-doutorado em Educação – UERJ. É professora do Curso de Comunicação Social e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tiradentes – Unit. Líder do Grupo de Pesquisa Educação, Tecnologia da Informação e Cibercultura (GETIC/UNIT/CNPq). E-mail: crismporto@gmail.com

André Luiz Alves

Doutorando em Educação – Linha Educação e Comunicação, na Universidade Tiradentes (PPED/UNIT-Bolsista PROCAPS). Mestre em Educação – PPED/UNIT. Graduado em Comunicação Social: Publicidade e Propaganda – UNIT. Pesquisador do Grupo de Pesquisa Educação, Tecnologia da Informação e Cibercultura (GETIC/UNIT/CNPq). E-mail: anndrealves@hotmail.com

Referências

BRASIL, MEC; CNE, CEB. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil. Resolução CEB-CNE, n. 01, 2010.

BUCKINGHAM, David. Cultura Digital: Educação Midiática e o lugar da Escolarização. Educação & Realidade, vol. 35, núm. 3, septiembre-diciembre, 2010, pp. 37-58. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, Brasil. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/13077/10270. Acesso em: 2 jul 2018.

LEMOS, André. Cibercultura: tecnologia e vida social na cultura contemporânea. 5. ed. Porto Alegre: Sulina, 2010.

LEMOS, André. Ciberespaço e tecnologias móveis: processos de territorialização e desterritorialização na cibercultura. PPGCC/Facom/UFBa. Disponível em: https://www.facom.ufba.br/ciberpesquisa/andrelemos/territorio.pdf Acesso em: 15 maio 2018.

LEMOS, André. Cibercultura como território recombinante. PPGCC/Facom/UFBa. Disponível em: http://abciber.org.br/publicacoes/livro1/textos/cibercultura-como-territorio-recombinante1/ Acesso em: 15 maio 2018.

MACEDO, Roberto Sidnei. Etnopesquisa crítica, etnopesquisa-formação. Brasília: Liber Livro Editora, 2. ed., 2010.

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Publicado

2018-10-31

Como Citar

Santos, J. F., Porto, C. de M., & Alves, A. L. (2018). Des-re-territorializações na Educação Infantil: O território escolar na cibercultura. Simpósio Internacional De Educação E Comunicação - SIMEDUC, (9). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/simeduc/article/view/9503

Edição

Seção

GT 04 - Educação, pesquisa e práticas de formação na cibercultura