O estágio supervisionado e sua relevante corroboração para a formação qualitativa de pedagogo
Palavras-chave:
Educação, Estágio Supervisionado, Formação Pedagógica, Inspeção Escolar.Resumo
No intuito de analisar a importância do Estágio Supervisionado na perspectiva de contribuinte para a formação pedagógica de qualidade, foi realizada uma pesquisa qualitativa- exploratória e explicativa, com base no Instrumental I, elaborado como um dos nortes para a prática do Estágio Supervisionado IV da faculdade Dom Pedro II em espaço não escolar, considerado como o mais relevante no processo de formação, que ocorreu no setor da Inspeção Escolar na Secretaria Municipal da Educação do município de Lagarto/SE, especificamente, a questão de número 2. Os resultados obtidos evidenciam que as práticas desenvolvidas nesse ambiente, contribuíram significativamente para a formação do pedagogo por possibilitá-lo o entendimento de que é nesse espaço que se fundamenta a educação de modo geral, por compreender os aspectos administrativo e pedagógico, considerando que é de sua competência toda a vida escolar do aluno.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Maria Claudice Rocha; SILVEIRA, Jussara Maria Viana. Diretrizes para os Estágios Supervisionados nos Cursos de Licenciaturas da Faculdade José Augusto Vieira. Sergipe, 2009.
BOLZAN, Dóris P. V. A construção do conhecimento pedagógico compartilhado na formação de professores. In FREITAS, Deisi S. (org.). Ações educativas e estágios curriculares supervisionados. Santa Maria: Ed. UFSM, 2007.
CURY, Augusto. Pais brilhantes, professores fascinantes: a educação inteligente formando jovens educadores e felizes. Rio de Janeiro: Editora Sextante, 2003.
DENZIN, N. K. e LINCOLN, Y. S. Introdução: a disciplina e a prática da pesquisa qualitativa. In: DENZIN, N. K. e LINCOLN, Y. S. (Orgs.). O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006. p. 15-41.
FAVERO, Leonor Lopes. A Dissertação. São Paulo: USP/VITAE, 1992. 104 p.
PIMENTA, Selma Garrido. O estágio na formação de professores: unidade, teoria e prática? 3. ed. São Paulo: Cortez, 1997.
PIMENTA, Selma Garrido. Saberes pedagógicos e atividade docente 5ed. 2007 São Paulo, Cortez . 7 EXEMPLARES.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.
VÁSQUEZ, Adolfo S. Filosofia da práxis. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1968.