Gamificação na Educação básica pública – Possibilidades de Aplicação

Autores

  • Ilson Mendonça Soares Prazeres Universidade Federal de Alagoas
  • Carloney Alves de Oliveira Universidade Federal de Alagoas

Palavras-chave:

Ensino fundamental, Metodologias ativas, u-learning, Educação básica

Resumo

O presente artigo aborda as possibilidades de uso educacional da gamificação com o apoio dos dispositivos móveis, aplicada na educação pública básica. As tecnologias, quando utilizadas, muitas vezes são subaproveitadas ou aproveitadas como suporte, sem conexão direta com a disciplina. Analisar a técnica de gamificação aliada aos dispositivos móveis como mediadores para o ensino-aprendizagem é o principal objetivo deste artigo, ao qual buscamos ainda conceituar a gamificação na prática educacional e propor a gamificação como alternativa para o ensino aprendizagem na educação básica. O estudo busca dialogar em sua fundamentação teórica com pesquisadores que atuam na área das tecnologias, aprendizagem, u-learning, gamificação, assim nos apoiamos em Burke (2015), Kapp (2012), Saccol, Schlemmer e Barbosa (2011), Torres e Lázaro (2015), Sainz (2015), B’Far (2005), Fedoce e Squirra (2011), Werbach e Hunt (2012), Alves (2015) dentre outros. Assim o artigo possui como meta a validação e possíveis contribuições do uso da gamificação e dispositivos móveis como coadjuvantes no ensino-aprendizagem na educação básica.

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Publicado

2018-10-31

Como Citar

Prazeres, I. M. S., & Oliveira, C. A. de. (2018). Gamificação na Educação básica pública – Possibilidades de Aplicação. Simpósio Internacional De Educação E Comunicação - SIMEDUC, (9). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/simeduc/article/view/9493

Edição

Seção

GT 03 - Docência, criatividade, inovação e investigação