Reforma do ensino médio: uma análise da implementação da Lei 13.415/17 nas escolas de Arapiraca
Palavras-chave:
Reforma, currículo, ensino médioResumo
Este artigo visa abordar a questão da reforma do currículo do Ensino Médio brasileiro fazendo uma análise crítica sobre as intenções e perspectivas dessa reforma. Sendo assim, o problema de pesquisa proposto é a resposta da seguinte questão: A quem interessa a reforma do ensino médio implementada pela Lei 13.415/2017? São objetivos desta pesquisa, compreender a reestruturação do currículo do Ensino Médio brasileiro e analisar os impactos da implementação do “novo ensino médio” nas escolas de Arapiraca. Para corresponder a tais objetivos foram realizadas pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. A reforma de Ensino Médio é um tema de grande relevância a ser pesquisado, graças a sua abrangência e o seu potencial de causar mudanças no âmbito da sociedade brasileira.
Downloads
Referências
ARROYO, Miguel. Currículo, Território em Disputa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.
BRASIL. Lei 13.415. Brasília: Edições Câmara, 2017.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular - Ensino Médio. Brasília: Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/bncc-ensino-medio>. Acessado em: 04/07/2018.
CAFARDO, Renata. Base do Ensino Médio só terá duas disciplinas. Disponível em: <https://educacao.estadao.com.br/noticias/geral,base-do-ensino-medio-tera-so-duas-disciplinas,70002205584>. Acessado em: 02/07/2018.
CORREIODACIDADANIA.COM.BR. A quem interessa a reforma do Ensino Médio do Governo Temer? Disponível em: <http://www.correiocidadania.com.br/2-uncategorised/12397-a-quem-interessa-a-reforma-do-ensino-medio-do-governo-temer>. Acessado: 10/03/2018.
LEIAJÁ.COM. BNCC do Ensino Médio só terá Português e Matemática. Disponível em: <http://leiaja.com/carreiras/2018/03/08/bncc>. Acessado em: 03/06/2018.
MENDONÇA FILHO, José. Ato de lançamento do “novo ensino médio”. Recife: 2016. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=4W2VLVMUx-4>. Acesso em: 24 set. 2016.
MÉSZAROS, I. A Educação para Além do Capital. São Paulo: Boitempo, 2008.
SANTOMÉ. J.T. A Educação em Tempos de Neoliberalismo. Porto Alegre: Artmed, 2003.