Promoção de letramento informacional para qualificação de docentes: trabalho colaborativo entre biblioteca e professores

Autores

  • Vanderléa Nóbrega Azevedo Cortes UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
  • Lucas Vinícius Junqueira Cavalache Universidade Federal de Sergipe
  • Raquel Gonçalves da Silva de Araújo Fernandes Universidade Federal de Sergipe

Palavras-chave:

Letramento informacional, biblioteca escolar, pesquisa científica.

Resumo

O presente artigo foi desenvolvido na disciplina “Letramento informacional na educação básica” do Mestrado Profissional em Gestão da Informação e do Conhecimento, do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Sergipe, sob a visão do trabalho colaborativo entre a biblioteca escolar e professores, através de uma pesquisa de caráter exploratório, qualitativa e de natureza aplicada, que teve por objetivo propor um modelo de curso de letramento informacional para qualificação de professores para aplicarem no desenvolvimento de capacitação dos alunos em realizar pesquisas desde o 6° ao 9° ano. Concluiu que as ações que levam a promoção do letramento informacional para a pesquisa, uso e apropriação da informação na educação de ensino fundamental, perpassam por processos de produção da informação científica voltados para o desenvolvimento de letramento informacional na concepção globalizada da popularização da ciência transpondo modelos de aplicação do conhecimento científico na vida cotidiana para a construção do conhecimento e da cidadania.

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Referências

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Publicado

2018-10-31

Como Citar

Cortes, V. N. A., Cavalache, L. V. J., & Fernandes, R. G. da S. de A. (2018). Promoção de letramento informacional para qualificação de docentes: trabalho colaborativo entre biblioteca e professores. Simpósio Internacional De Educação E Comunicação - SIMEDUC, (9). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/simeduc/article/view/9488

Edição

Seção

GT 01 - Educação, Comunicação e Políticas de Informação