Promoção de letramento informacional para qualificação de docentes: trabalho colaborativo entre biblioteca e professores

Autores

  • Vanderléa Nóbrega Azevedo Cortes UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
  • Lucas Vinícius Junqueira Cavalache Universidade Federal de Sergipe
  • Raquel Gonçalves da Silva de Araújo Fernandes Universidade Federal de Sergipe

Palavras-chave:

Letramento informacional, biblioteca escolar, pesquisa científica.

Resumo

O presente artigo foi desenvolvido na disciplina “Letramento informacional na educação básica” do Mestrado Profissional em Gestão da Informação e do Conhecimento, do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Sergipe, sob a visão do trabalho colaborativo entre a biblioteca escolar e professores, através de uma pesquisa de caráter exploratório, qualitativa e de natureza aplicada, que teve por objetivo propor um modelo de curso de letramento informacional para qualificação de professores para aplicarem no desenvolvimento de capacitação dos alunos em realizar pesquisas desde o 6° ao 9° ano. Concluiu que as ações que levam a promoção do letramento informacional para a pesquisa, uso e apropriação da informação na educação de ensino fundamental, perpassam por processos de produção da informação científica voltados para o desenvolvimento de letramento informacional na concepção globalizada da popularização da ciência transpondo modelos de aplicação do conhecimento científico na vida cotidiana para a construção do conhecimento e da cidadania.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BELLUZZO, R. C. B. Como desenvolver a competência em informação (CI): uma mediação integrada entre a biblioteca e a escola. CRB-8 Digital, São Paulo, v. 1, n. 2, p. 11-14, out. 2008. Disponível em: <http://www.revista.crb8.org.br/index.php/crb8digital/article/viewFile/25/25>. Acesso em: 18 jun. 2018.

CAMPELLO, Bernadete Santos. Letramento informacional no Brasil: práticas educativas de Bibliotecas em escolas de ensino básico. 2009, 208 p. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Escola da Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2011. Disponível em < www.Bibliotecadigital.ufmg.br/.../tesebernadetesantoscampello.pdf? > Acesso em: 10 jun. 2018.

CARIBÉ, Rita de Cassia do Vale. Comunicação científica: reflexões sobre o conceito. Inf. & Soc.:Est., João Pessoa, v.25, n.3, p. 89-104, set./dez. 2015. Disponível em:< http://www.periodicos.ufpb.br/index.php/ies/article/view/23109/14530>. Acesso: 10 maio 2018.

COELHO, Clara Duarte. O novo perfil do profissional Bibliotecário diante das transformações sociais e tecnológicas. In: Encontro Nacional de Estudantes de Biblioteconomia, Documentação, Gestão e Ciência da Informação. XXI, 2010, São Luiz/ MA. Anais... São Luiz: Universidade Federal do Maranhão. São Luiz, 2010. Disponível em < http://dci.ccsa.ufpb.br/enebd/index.php/enebd/search/titles?searchPage=5 > Acesso em: 10 abr. 2018.

GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias. Letramento informacional: pesquisa, reflexão e aprendizagem. [E-books]. Brasília: Faculdade de Ciência da Informação, 2012. [Acesso em 12 de març 2013]. Disponível em < http://kelleycristinegasque.blogspot.com.br/2012/01/ebook-letramento-informacional-pesquisa.html>. ISBN E-book: 978-85-8196-126-2

IFLA; UNESCO. Manifesto IFLA/UNESCO para biblioteca escolar. Traduzido por: Rede de Bibliotecas Escolares. Portugal, 2015. Disponível em: <http://archive.ifla.org/VII/s11/pubs/portuguese-brazil.pdf.>. Acesso em:10 abr. 2018.

LAU, Jesús. Diretrizes sobre desenvolvimento de habilidades em informação para a aprendizagem permanente. Trad. Regina Célia Baptista Belluzzo. Bauru, SP: UNESP. 2008. Disponível em: <http://www.ifla.org/files/assets/information-literacy/publications/ifla-guidelines-pt.pdf> Acesso em: 14 jun. 2018.

OTTONICAR, Selma Letícia Capinzaiki; VALENTIM, Marta Lígia Pomim; FERES, Glória Georges. Competência em informação e os contextos educacional, tecnológico, político e organizacional.RICI, Brasília, v. 9, n. 1, p. 124-142, jan./jun.2016.

ROWLEY, J. E. A biblioteca eletrônica. Brasília, DF: Briquet de Lemos, 2002. 399 p.

TAKAHASHI, Tadao (Org.). Sociedade da informação no Brasil: Livro Verde. Brasília. Ministério da Ciência e Tecnologia, 2000.

ZINN, A. C.; GASQUE, K. C. G. D. A construção de um programa de letramento informacional e arte educação. Revista Digital Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, v. 15, n. 1, 2017, p. 171-188.

Downloads

Publicado

2018-10-31

Como Citar

Cortes, V. N. A., Cavalache, L. V. J., & Fernandes, R. G. da S. de A. (2018). Promoção de letramento informacional para qualificação de docentes: trabalho colaborativo entre biblioteca e professores. Simpósio Internacional De Educação E Comunicação - SIMEDUC, (9). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/simeduc/article/view/9488

Edição

Seção

GT 01 - Educação, Comunicação e Políticas de Informação