Entre o vimos e ouvimos: o exercício da Storytelling na formação inicial de pedagogos

Autores

  • Angela Noleto da Silva Universidade de Brasília - UNB

Palavras-chave:

As narrativas, sons e imagens têm na contemporaneidade intensificado suas formas de comunicação, principalmente quando veiculadas pelos artefatos móveis digitais, em especial os smartphones. A hipermídia é tomada como a linguagem da cultura digital e, ao

Resumo

As narrativas, sons e imagens têm na contemporaneidade intensificado suas formas de comunicação, principalmente quando veiculadas pelos artefatos móveis digitais, em especial os smartphones. A hipermídia é tomada como a linguagem da cultura digital e, ao observarmos os fenômenos de construção dessas novas maneiras de expressões que emergem diariamente, nos propomos a investigar tanto as práticas pedagógicas alinhadas à inserção das tecnologias da informação e comunicação digitais em sala de aula quanto à promoção da inclusão e alfabetização digital em curso de formação inicial de professores. Partindo desse cenário, o presente trabalho, apresenta relato de experiência resultante de estratégia pedagógica desenvolvida pela disciplina Educação e Tecnologias no primeiro semestre de 2018 com acadêmicos do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Tocantins (UFT), campus Palmas, Brasil. Objetivou-se proporcionar a elaboração de registros avaliativos no formato de “ vídeos relatos” por meio da Storytelling no intuito de empreender estudos acerca de estratégias metodológicas em práticas docentes no Ensino Superior. Adotamos como procedimentos metodológicos: a pesquisa exploratória, a produção de narrativas digitais por meio do exercício da Storytelling materializadas em pequenos vídeos e divulgados via grupo de WhatApp da disciplina e a análise dos mesmos na perspectiva da abordagem qualitativa. Nesse artigo, exibimos também a importância em propiciar situações de aprendizagens com uso de aparelhos de comunicação móveis pessoais ampliando a compreensão dos discentes acerca das potencialidades presentes nas novas linguagens midiáticas e a imprescindível intervenção nos mecanismos de formação inicial de professores. Assim, propicia-se uma verdadeira mobilização para uso das mídias digitais, alfabetização computacional dos futuros docentes como também uma real imersão ao mundo das tecnologias da informação e comunicação digital por parte da comunidade universitária, pois, sem tais perspectivas e ações, o descompasso entre sociedade da informação e mundo escolar continuará por existir nos quefazeres pedagógicos e na formação de educadores.

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Biografia do Autor

Angela Noleto da Silva, Universidade de Brasília - UNB

Doutoranda no Programa de Pos-graduação em Educação na Universidade de Brasília ( UNB),Mestre em Educação, Pedagoga. Docente curso de Pedagogia na Universidade Federal do Tocantins

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Publicado

2018-10-31

Como Citar

Noleto da Silva, A. (2018). Entre o vimos e ouvimos: o exercício da Storytelling na formação inicial de pedagogos. Simpósio Internacional De Educação E Comunicação - SIMEDUC, (9). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/simeduc/article/view/9486

Edição

Seção

GT 08 - As Tecnologias e Conteúdos Multimidiáticos na educação superior