As viagens do Pequeno Príncipe: do aviador ao navegador

Autores

Palavras-chave:

Pequeno Príncipe, Práticas de leitura, leitores, edição, escola.

Resumo

Este texto apresenta a obra O Pequeno Príncipe em suas novas edições e traduções a partir do momento que, passados setenta anos da morte do seu autor, a mesma cai em domínio público. Propõe a discussão em torno da edição de bolso lançada pela Geração Editora e a mesma edição em e-book bem como o mesmo par de textos – impresso e ebook – lançados pela Harpercollins Brasil Editora para, por meio desses textos e do referencial teórico da Nova História Cultural, pensar as práticas de leitura em contextos educacionais, lugar privilegiado para a criatividade de professores e alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvana Dias Cardoso Pereira, Universidade Estadual de Campinas

Professora de Língua Portuguesa e disciplinas pedagógicas em instituições de ensino básico e superior.

Doutoranda em Educação - Faculdade de Educação - Unicamp

Área: Educação - leitura

David da Silva Pereira, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Doutor em Ciência Política (Unicamp, 2013). Mestre em Educação (Unicamp, 2006). DAMAT-UTFPR-CP e PPGEN-UTFPR-LD

Referências

CERTEAU, M. de. A invenção do cotidiano. Petrópolis: Vozes, 1994. Vol. 1: Artes de fazer.

CHARTIER, ANNE-MARIE. L´ école et la lecture obligatoire: histoire et paradoxes des pratiques d´enseignement de la lecture. Paris: Retz, 2007.

CHARTIER, Roger. A aventura do livro: do leitor ao navegador; tradução Reginaldo de Moraes. São Paulo: UNESP/IMESP, 1998.

_______________. A história cultural: entre práticas e representações. Lisboa: Difel, 1990.

FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. Um estudo sobre “versos para os pequeninos”, manuscrito de João Köpke. Campinas. SP, 2014. Tese (livre docência) – Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação.

RENZI, Rita de Cássia. O Pequeno Príncipe: reflexões sobre a Literatura Infantil no cotidiano escolar - PDE 2013. Disponível em:

<http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_ufpr_port_pdp_rita_de_cassia_renzi.pdf>. Acesso em 08-07-2018

SAINT-EXUPÉRY, Antoine de. O pequeno príncipe. Tradução de Dom Marcos Barbosa. 48. ed. Rio de Janeiro:Agir, 2009. 96p.: il. ISBN 85-220-0523-0

SARAIVA.COM. BR Disponível em

<https://www.saraiva.com.br/o-pequeno-principe-para-criancas-pequenas-10135339.html >. Acesso em: 08-07-2018.

Downloads

Publicado

2018-10-31

Como Citar

Pereira, S. D. C., & Pereira, D. da S. (2018). As viagens do Pequeno Príncipe: do aviador ao navegador. Simpósio Internacional De Educação E Comunicação - SIMEDUC, (9). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/simeduc/article/view/9485

Edição

Seção

GT 03 - Docência, criatividade, inovação e investigação