ENSINANDO ADIÇÃO DE NÚMEROS INTEIROS POR MEIO DE TRILHA DE ADIÇÃO DE NÚMEROS INTEIROS

Autores

  • Claudinei de Oliveira Pinho Instituto Federal de Rondônia - IFRO/Campus Vilhena
  • Marinaldo Felipe Silva UNIR- Fundação Universidade Federal de Rondônia

Palavras-chave:

Jogos didáticos, Aprendizagem Matemática no Ensino Fundamental, Recurso Metodológico, Habilidade mental, Ensino Lúdico.

Resumo

Apresenta-se neste artigo o uso de jogos didáticos e a aprendizagem de adição de números inteiros. O jogo é um recurso metodológico que auxilia no ensino de um conceito novo ou é um instrumento que facilita a revisão e a fixação de algum conteúdo. Por isso o jogo “Trilha da adição de números inteiros” tem como objetivo auxiliar na transmissão do conteúdo de adição de números inteiros e facilitar o processo de ensino desse conteúdo. Sua aplicação em sala de aula buscou identificar se de fato o jogo é efetivo na aprendizagem, se deverá ser aplicado antes ou depois de ser apresentado o conteúdo, se é efetivo antes, durante ou depois do conteúdo apresentado e se é um instrumento pedagógico de fácil utilização pelo professor. Utilizou-se uma abordagem qualiquantitativa, não somente para produzir números, mas para a avaliação e a adequação do processo, recorrendo-se a questionários estruturados, aplicados aos discentes e à professora, registros de observações, e aplicação de avaliações envolvendo o conteúdo, antes, durante e após a aplicação das atividades. Constatou-se a importância do uso do jogo na edificação do conhecimento do discente e apontou o momento mais adequado à sua aplicação, em que momento este jogo é mais efetivo na aprendizagem e fixação do conteúdo, evidenciando que os jogos facilitam o controle da ansiedade e ajudam os discentes a desenvolverem suas habilidades na operação mental, melhorando a concentração, exercitando o cumprimento de regras e promovendo a interação entre os colegas e professor. Assim, essas possibilidades pedagógicas desencadeadas pelos jogos podem contribuir para o sucesso da ação do professor de Matemática.

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Biografia do Autor

Claudinei de Oliveira Pinho, Instituto Federal de Rondônia - IFRO/Campus Vilhena

Professor da EBTT, lotado no Departamento de Matemática, atuando no ensino de Fundamentos da Matemática e Geometria.

Marinaldo Felipe Silva, UNIR- Fundação Universidade Federal de Rondônia

Departamento de Matemática, atuando no ensino de Matemática

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Publicado

2018-10-31

Como Citar

Pinho, C. de O., & Silva, M. F. (2018). ENSINANDO ADIÇÃO DE NÚMEROS INTEIROS POR MEIO DE TRILHA DE ADIÇÃO DE NÚMEROS INTEIROS. Simpósio Internacional De Educação E Comunicação - SIMEDUC, (9). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/simeduc/article/view/9484

Edição

Seção

GT 03 - Docência, criatividade, inovação e investigação