Arte e tecnologias: letramentos artísticos e linguagens da arte na perspectiva de uma educação emancipatória

Autores

  • Maria Sônia Mattos SILVA Mestranda em Educação e Diversidade - MPED - UNEB - UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - CAMPUS XIV

Palavras-chave:

linguagens artísticas, tecnologias digitais, culturaa

Resumo

RESUMO

O estudo tem como objetivo discutir sobre a relevância das linguagens artísticas na contemporaneidade a partir do uso das tecnologias presentes no cotidiano de alunos e alunas e as suas implicações na formação desses sujeitos.  Trata da importância da arte-educação para a formação dos educandos numa perspectiva humana e multicultural. Aborda os letramentos artísticos e as diversas linguagens da arte, a partir da arte contemporânea que, na apropriação de diversas materialidades para produzir estéticas, dialoga com outras linguagens ao manipular e operar com recursos digitais, como câmara fotográfica, celular, computador ou aplicativos para fazer vídeos digitais, desenhos, pinturas, fotografias, animação, historinhas em quadrinhos, dentre outros. Na atualidade, a arte contemporânea é rica em expressão e se apresenta das mais variadas formas, além de estar em constante transformação. Nesse cenário, a arte contemporânea no contexto das tecnologias, utiliza imagens, filmes, textos, objetos e sons presentes no cotidiano. O desafio é experimentar novas formas de pensar a criação artística, de criar encontros interculturais, viabilizados pela cultura digital no sentido de promover construções coletivas, interativas e transformadoras no contexto escolar. A pesquisa baseia-se numa abordagem metodológica qualitativa, de inspiração etnográfica e colaborativa.  Assim, espera-se que este estudo contribua para a melhoria do ensino de arte e da educação nas escolas, a partir do uso dos recursos tecnológicos de forma criativa, reflexiva e crítica.

PALAVRAS-CHAVE: Arte-educação; Tecnologias digitais; Linguagens artísticas contemporâneas; Multiculturalismo; Contexto escolar.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Sônia Mattos SILVA, Mestranda em Educação e Diversidade - MPED - UNEB - UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - CAMPUS XIV

Professor da Rede Pública de Ensino Estadual e mestranda em Educação e Diversidade pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB - Campus XIV - Conceição do Coité.

Referências

ARAÚJO, Miguel Almir Lima de. Laços de encruzilhadas: ensaios transdisciplinares. Feira de Santana, Ba: UEFS, 2002.

BARBOSA, Ana Mae (org.). Inquietações e mudanças no ensino da arte. São Paulo: Cortez, 2002.

BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino da arte: anos 1980 e novos tempos. 9. ed. São Paulo: Perspectiva, 2014.

CANDAU, Vera Maria. Multiculturalismo e educação: desafios para a prática pedagógica. in: MOREIRA, Antônio Flávio; CANDAU, Vera Maria (orgs.). Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

CARRANO, Paulo. Identidades culturais juvenis e escolas: arenas de conflitos e possibilidades. in: MOREIRA, Antônio Flávio; CANDAU, Vera Maria (orgs.). Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

DUARTE JÚNIOR, João-Francisco. Por que arte-educação? 7. ed. Campinas, SP: Papirus, 1994.

DUARTE JÚNIOR, João-Francisco. O sentido dos sentidos: a educação (do) sensível. Tese (Doutorado) Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação. São Paulo: 2000.

FERRARI, Solange dos Santos Utuari; et. al. Arte por toda parte. 2. ed. São Paulo: FTD, 2016.

FISCHER, Ernst. A Necessidade da Arte. Rio de Janeiro: Zahar, 1982.

GABRIEL, Carmem Teresa. Conhecimento escolar, cultura e poder: desafios para o campo do currículo em “tempos pós”. in: MOREIRA, Antônio Flávio; CANDAU, Vera Maria (orgs.). Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

LEITE, Maria Isabel. Educação e as linguagens artístico-culturais: processos de apropriação/fruição e de produção/criação. in: FRITZEM, Celdon; MOREIRA, Janine (orgs.). Educação e arte: as linguagens artísticas na formação humana. Campinas, SP: Papirus, 2008.

MACHADO, Arlindo. Arte e mídia. Rio de janeiro: Jorge Zahar Ed., 2007.

MARTINS, Mirian Celeste (org.). Mediação: provocações estéticas. São Paulo: Unesp/Instituto de Artes, 2005.

NUNES, Benedito. Introdução à filosofia da arte. São Paulo: Ática, 2008.

OLIVEIRA, Ana Claudia Mei Alves de. Arte e tecnologia, uma nova relação? in: DOMINGUES, Diana. (org.). A arte no século XXI: a humanização das tecnologias. São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1997.

Downloads

Publicado

2018-10-31

Como Citar

SILVA, M. S. M. (2018). Arte e tecnologias: letramentos artísticos e linguagens da arte na perspectiva de uma educação emancipatória. Simpósio Internacional De Educação E Comunicação - SIMEDUC, (9). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/simeduc/article/view/9481

Edição

Seção

GT 05 - Multiletramentos, educação e mídias