Contribuição dos Games para o Ensino da Matemática

Autores

  • Rozevania César Universidade Tiradentes

Palavras-chave:

Aprendizagem, docente, ensino da matemática, tecnologia.

Resumo

Este artigo traz uma reflexão sobre o uso de games como instrumento significativo para o processo de ensino e aprendizagem da Matemática, na educação básica. Trata-se de um estudo de caso, desenvolvido na EMEF Iraildes Padilha Carvalho, junto à professora do 4º ano do ensino fundamental inicial. A metodologia consiste em uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico, cujos dados foram coletados por meio de entrevista in loco, de um questionário aplicado com perguntas fechadas e de levantamento bibliográfico. A fundamentação teórica se baseia nos autores Selbach (2015), que versa sobre o papel do professor no ensino de Matemática por meio de uma abordagem diferenciada, e Schlemmer (2014), a qual discute a gamificação na educação. Com esse trabalho, conclui-se que, apesar do reconhecimento da importância do uso de games no processo educativo, os docentes não os utilizam, seja pela falta de formação para essa prática, seja pelas dificuldades estruturais nas escolas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rozevania César, Universidade Tiradentes

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPED) da Universidade Tiradentes (UNIT). Atua na área de educação básica e ensino médio.

Downloads

Publicado

2018-10-31

Como Citar

César, R. (2018). Contribuição dos Games para o Ensino da Matemática. Simpósio Internacional De Educação E Comunicação - SIMEDUC, (9). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/simeduc/article/view/9479

Edição

Seção

GT 03 - Docência, criatividade, inovação e investigação