Uma Leitura da Hermenêutica do Sujeito: o cuidado de si como cuidado com o outro e a formação docente
Palavras-chave:
Cuidado de Si, Cuidado com o Outro, Hermenêutica de Si, Formação de Si, Arte de Viver.Resumo
Cuida-se de uma leitura do Curso “A Hermenêutica do Sujeito” de Michel Foucault aos seus ouvintes no Collège de France, centrado no resgate do conceito de “cuidado de si”. Essa ideia é fundamental na compreensão do papel daquele que se dispõe a “cuidar do outro” no meio educacional e mais precisamente no ofício de professor. A análise do texto e das relações entre a atitude filosófica e o processo de formação de si foi realizada a partir do cotejamento das edições francesa e brasileira. Esse discurso pode funcionar para operacionalizar o “cuidado de si” como “cuidado do outro” por meio de um projeto de formação de si, de atenção consigo, de restabelecimento de um processo de construção da autonomia, da emancipação do formador como um itinerário a ser partilhado com o outro e que convida a cada qual a voltar-se para si como forma de perceber o seu caminho, a sua formação inicial e continuada e de assumir a condução desse processo de direção que oportuniza o ouvir e o partilhar de possibilidades acerca da ideia de formação como uma arte de (re)construir a si e, nesse movimento, criar pontes de aproximação com o outro que também realiza esse movimento e não uma escuta acrítica ou um cumprimento de tarefas. Como resultado, a investigação apontou possibilidades de construção de uma outra relação promotora da formação de si a partir da amizade, presencialmente ou por outros meios, com vistas à emancipação e à autonomia desses formadores de uma Universidade.
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Referências
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Autor 1. Título. Trabalho apresentado como comunicação oral no 1o. Colóquio Franco-Brasileiro de Filosofia da Educação: Diferença ou Diversidade ou como escapar do conformismo? Campinas: Faculdade de Educação da Unicamp, set.2017 (no prelo).
Autor 1; Autor 2; Outro. Título. Trabalho apresentado no 21o. Congresso Internacional de Leitura (COLE-UNICAMP). Campinas: Associação de Leitura do Brasil (ALB), jul.2018 (no prelo).