REDES DE COLABORAÇÃO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM CONTEXTOS VIRTUAIS
Palavras-chave:
Formação de professores online, Redes de colaboração, CiberespaçoResumo
O trabalho apresentado se propõe a discutir a importância das redes de colaboração na formação continuada de professores em contextos virtuais. A partir de uma reflexão crítica sobre a necessidade de religação de saberes (Morin) na cultura da conexão por meio do resgate do pensamento complexo e como a inteligência coletiva (Lévy) e o uso das tecnologias digitais em favor do desenvolvimento de novas práticas docentes enquanto recursos e instrumentos para o desenvolvimento de novas formas e aprender e ensinar que se tornam grandes demandas contemporâneas, em especial no ensino superior online. A experiência do curso em rede de colaboração internacional Metodologias para a qualidade da educação online, com a participação de professores de universidades das Américas e Europa é apresentada enquanto possibilidade de novos percursos de formação docente contemporânea.
Downloads
Referências
BAUMAN, Z. Milênio: a fluidez do ‘mundo líquido’ do Zygmunt Bauman. Transcrição Entrevista Globo News, 08.12.2015. http://g1.globo.com/globo-news/milenio/videos/v/milenio-a-fluidez-do-mundo-liquido-do-zygmunt-bauman/4661254/ . Acesso em 01.05.2017.transcrição nossa.
BURKE, P. O que é história do conhecimento? São Paulo: Editora Unesp, 2016.
LEVY, P. Cibercultura. Rio de Janeiro: Editora 34, 1999.
________. Inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. São Paulo: Loyola, 1999.
________. O ciberespaço e a economia da atenção. In: Tramas da Rede. Porto Alegre: Editora Sulina, 2004, p.174-188.
MIRANDA, D.S. Mutações: caminhos sinuosos e inquietações na busca do futuro. Mutações: ensaios sobre as novas configurações do mundo. Adauto Novaes (org). Rio de Janeiro: Senac, 2008 – p. 7-8.
MORIN, E. O desafio do século XXI: religar os conhecimentos. Lisboa: Instituto Piaget, 1999.
NÓVOA, A. Notas da Conferência de Abertura Criatividade e inovação na formação de professores, do 7o. Simeduc – Simpósio Internacional de Educação e Comunicação, realizada no dia 14 de setembro de 2016, no campus da UNIT, Aracaju, SE, 2016.
ROSNAY, J. Conceitos e operadores transversais. In: MORIN, E. O desafio do século XXI: religar os conhecimentos. Lisboa: Instituto Piaget, 1999, p. 433-438.
VAZ, P. Esperança e excesso. In Tramas da Rede. Porto Alegre: Editora Sulina, 2004, p.189-208.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Simpósio Internacional de Educação e Comunicação - SIMEDUC
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.