REDES DE COLABORAÇÃO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM CONTEXTOS VIRTUAIS

Autores

  • Ana Lucia de Souza Lopes UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE
  • Claudia Coelho Hardagh UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE
  • Marili Moreira da Silva Vieira UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

Palavras-chave:

Formação de professores online, Redes de colaboração, Ciberespaço

Resumo

O trabalho apresentado se propõe a discutir a importância das redes de colaboração na formação continuada de professores em contextos virtuais. A partir de uma reflexão crítica sobre a necessidade de religação de saberes (Morin) na cultura da conexão por meio do resgate do pensamento complexo e como a inteligência coletiva (Lévy) e o uso das tecnologias digitais em favor do desenvolvimento de novas práticas docentes enquanto recursos e instrumentos para o desenvolvimento de novas formas e aprender e ensinar que se tornam grandes demandas contemporâneas, em especial no ensino superior online. A experiência do curso em rede de colaboração internacional Metodologias para a qualidade da educação online, com a participação de professores de universidades das Américas e Europa é apresentada enquanto possibilidade de novos percursos de formação docente contemporânea.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Lucia de Souza Lopes, UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

Doutoranda e Mestre em Educação, Arte e História da Cultura, Grupo de Pesquisa GEICCON - Grupo de Estudos Interdisiciplinares em Curriculo e Confessionalidade e do Grupo Convergencia: escola expandida, linguagens hibridas e diversidade.

Claudia Coelho Hardagh, UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

Doutora em Formação de Professores para Tecnologia Educacional. Professora titular do Programa de Pós-Graduação em Educação, Arte e História da Cultura - PGEAHC-UPM, Grupo de Estudos Convergência: escola expandida, linguagens hibridas e diversidade.

Marili Moreira da Silva Vieira, UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

Doutora em Psicologia da Educação. Professora titular do Programa de Pós Graduação em Educação, Arte e História da Cultura - PGEAHC-UPM, Grupo de Estudos sobre Processos Psicossociais de ensino e aprendizagem. Pró-reitora de Graduação e Assuntos Academicos da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Referências

BAUMAN, Z. Milênio: a fluidez do ‘mundo líquido’ do Zygmunt Bauman. Transcrição Entrevista Globo News, 08.12.2015. http://g1.globo.com/globo-news/milenio/videos/v/milenio-a-fluidez-do-mundo-liquido-do-zygmunt-bauman/4661254/ . Acesso em 01.05.2017.transcrição nossa.

BURKE, P. O que é história do conhecimento? São Paulo: Editora Unesp, 2016.

LEVY, P. Cibercultura. Rio de Janeiro: Editora 34, 1999.

________. Inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. São Paulo: Loyola, 1999.

________. O ciberespaço e a economia da atenção. In: Tramas da Rede. Porto Alegre: Editora Sulina, 2004, p.174-188.

MIRANDA, D.S. Mutações: caminhos sinuosos e inquietações na busca do futuro. Mutações: ensaios sobre as novas configurações do mundo. Adauto Novaes (org). Rio de Janeiro: Senac, 2008 – p. 7-8.

MORIN, E. O desafio do século XXI: religar os conhecimentos. Lisboa: Instituto Piaget, 1999.

NÓVOA, A. Notas da Conferência de Abertura Criatividade e inovação na formação de professores, do 7o. Simeduc – Simpósio Internacional de Educação e Comunicação, realizada no dia 14 de setembro de 2016, no campus da UNIT, Aracaju, SE, 2016.

ROSNAY, J. Conceitos e operadores transversais. In: MORIN, E. O desafio do século XXI: religar os conhecimentos. Lisboa: Instituto Piaget, 1999, p. 433-438.

VAZ, P. Esperança e excesso. In Tramas da Rede. Porto Alegre: Editora Sulina, 2004, p.189-208.

Downloads

Publicado

2018-10-31

Como Citar

Lopes, A. L. de S., Hardagh, C. C., & Vieira, M. M. da S. (2018). REDES DE COLABORAÇÃO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM CONTEXTOS VIRTUAIS. Simpósio Internacional De Educação E Comunicação - SIMEDUC, (9). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/simeduc/article/view/9463

Edição

Seção

GT 02 - Educação a Distância, Formação, currículo, avaliação e políticas públicas