O uso pedagógico da lousa digital interativa no Instituto Luciano Barreto Júnior como referência nos processos de ensinar e aprender
Resumo
Este artigo intenciona descrever o processo de implantação, implementação da Lousa Digital Interativa(LDI) nos ambientes de aprendizagem do Instituto Luciano Barreto Júnior (ILBJ) e consequentemente compartilhar as mudanças causadas nas ações socioeducativas desenvolvidas pelos educadores sociais em sala de aula. A inserção da Lousa Digital Interativa nas práticas pedagógicas trazem para os processos de ensinar e aprender da instituição um novo fôlego, mais do que novas estratégias didáticas e metodológicas, traz novas posturas e condutas do educador social a partir do novo olhar para com as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). O texto tem fundamentação teórica na teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel (2000), a pesquisa foi feita com 18 educadores sociais do ILBJ no suporte google docs, constam de 17 questões sendo 3 abertas. Os resultados apresentam diante das respostas expressas dos educadores que: a LDI promoveu maior interação entre aprendentes e entre aprendentes e educador; os jovens passaram a se sentir mais mobilizados para aprender; a LDI aumenta e impulsiona o aprendente a pesquisar e consequentemente melhora sua aprendizagem; os conteúdos apresentados com os recursos da LDI operam um entusiasmo no aprendente facilitando assim sua assimilação e retenção. Concluímos portanto que a aquisição da LDI foi de ganho imensurável tanto no que tange ao institucional quanto aos processos de ensinar e aprender a partir da perspectiva da infoinclusão social do Instituto Barreto Júnior.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2016-09-14
Como Citar
Freire, V. P., Carvalho, D. B. N. de, & Dória, R. (2016). O uso pedagógico da lousa digital interativa no Instituto Luciano Barreto Júnior como referência nos processos de ensinar e aprender. Simpósio Internacional De Educação E Comunicação - SIMEDUC, (7). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/simeduc/article/view/3354
Edição
Seção
GT 06 - Criatividade e inovação nas práticas docentes com uso das TIC