Fotografia como ferramenta para a percepção ambiental de alunos do ensino fundamental no Pontal do Peba, Alagoas

Autores

  • Natali Eckert
  • Nielle Trindade Victor
  • Andressa Coelho

Resumo

A percepção ambiental pode ser utilizada como ferramenta de pré-diagnóstico do conhecimento de uma população e a ferramenta da fotografia estimula o pensamento e a investigação, habilidades fundamentais para a produção do conhecimento. O presente estudo teve como objetivo realizar um diagnóstico da percepção ambiental de alunos do 9° ano do Ensino fundamental de uma escola do Pontal do Peba, Alagoas utilizando como ferramenta a fotografia. A atividade foi realizada com 18 alunos do Grupo Escolar Douglas Apratto com faixa etária entre 13 e 18 anos. Os alunos foram levados para a praia, receberam instruções sobre o uso da máquina fotográfica e foram estimulados a fotografar o local de acordo com sua percepção. As fotografias foram classificadas e contabilizadas quanto a presença de elementos do meio natural e/ou artificial. Foi registrada uma maior frequência de elementos naturais (61,1%) nas fotografias, do que elementos artificiais (8,9%). Os elementos naturais revelam o modo dos estudantes perceberem seu entorno. Contudo o meio ambiente foi visto como sinônimo de natureza intocada e pura, desprendida do contexto social, político e econômico nos quais estão inserido o homem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-09-14

Como Citar

Eckert, N., Victor, N. T., & Coelho, A. (2016). Fotografia como ferramenta para a percepção ambiental de alunos do ensino fundamental no Pontal do Peba, Alagoas. Simpósio Internacional De Educação E Comunicação - SIMEDUC, (7). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/simeduc/article/view/3350

Edição

Seção

GT 01 - Educação e Comunicação