Narrativas de autorrepresentação, educação audiovisual e visibilidade social
Resumo
Este trabalho propõe refletir sobre as relações entre os campos do cinema documentário e da educação, a partir de um diálogo com as teorias do cinema, os estudos culturais e sociais. Destacamos o papel político do cinema e do audiovisual e, para tal, colocamos em análise o processo de construção dos filmes de autorrepresentação e as narrativas coletivas resultantes de experiências em escolas de audiovisual e/ou projetos de pesquisa. Entendemos que tais experiências contribuem para uma reflexão crítica sobre os processos de ensino-aprendizagem, para o fortalecimento de propostas de educação que tenham em foco a cidadania e os direitos humanos, bem como para visibilizar novas identidades sociais e culturais de grupos marcados historicamente por discursos estereotipados e pela invisibilidade midiática.Downloads
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Publicado
2016-09-14
Como Citar
Colucci, M. B. (2016). Narrativas de autorrepresentação, educação audiovisual e visibilidade social. Simpósio Internacional De Educação E Comunicação - SIMEDUC, (7). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/simeduc/article/view/3346
Edição
Seção
GT 01 - Educação e Comunicação