Inclusão digital: uma análise sobre o impacto pedagógico do prouca no contexto brasileiro

Autores

  • Andréia Paula Ferreira de Araújo
  • Edson Valente Chaves

Resumo

Este estudo apresenta uma análise sobre o cenário da inclusão digital no contexto educacional brasileiro e os efeitos pedagógicos do Programa Um Computador por Aluno (PROUCA) iniciado em 2005 pelo MEC, com a finalidade disponibilizar de um computador de baixo custo para professores e alunos da rede pública do ensino básico. Trata-se de numa pesquisa exploratória que seguiu os fundamentos da abordagem qualitativa e o uso da técnica de revisão bibliográfica. Os resultados evidenciam que a extensão do programa não foi satisfatória e a apropriação do laptop educacional no ensino motivadas ora por questões técnicas, ora por falta de apropriação pedagógica do recurso disponibilizado, em grande parte do contexto de sua extensão, não favoreceu os horizontes da inclusão digital de alunos e professores da rede escolar pública.

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Publicado

2016-09-14

Como Citar

Araújo, A. P. F. de, & Chaves, E. V. (2016). Inclusão digital: uma análise sobre o impacto pedagógico do prouca no contexto brasileiro. Simpósio Internacional De Educação E Comunicação - SIMEDUC, (7). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/simeduc/article/view/3344

Edição

Seção

GT 03 - Políticas Públicas de TIC