Dimensões conceituais sobre a relação entre educação e inovação

Autores

  • Yuri Guimarães
  • Caio Alcântara
  • Ronaldo Nunes Linhares

Resumo

As práticas inovadoras têm obtido cada vez mais relevância na educação, em especial no contexto social constituído e constituidor de uma sociedade pautada na informação e produção de conhecimento mediado por dispositivos digitais. Tendo em vista essa relação entre educação/inovação, este artigo propõe refletir, com base em dados de uma pesquisa descritiva, sobre as diferentes dimensões entre esses dois conceitos. Parte de um levantamento bibliográfico sobre o tema, que configurou o estado dos estudos e pesquisa sobre a inovação na educação, comparando a dimensão cientifica dos conceitos com a percepção de alunos de dois cursos técnicos nível médio. A percepção dos alunos foi analisada a parir de respostas a um questionário virtual. O resultado mostra que no geral a inovação é compreendida enquanto produção de conhecimento contextualizado que produz impactos na sociedade. Para os alunos que responderam o questionário a relação entre educação e inovação promove mudanças no sentido de melhorar e adequar práticas para uma melhor inserção na realidade social.

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Publicado

2016-09-14

Como Citar

Guimarães, Y., Alcântara, C., & Linhares, R. N. (2016). Dimensões conceituais sobre a relação entre educação e inovação. Simpósio Internacional De Educação E Comunicação - SIMEDUC, (7). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/simeduc/article/view/3342

Edição

Seção

GT 06 - Criatividade e inovação nas práticas docentes com uso das TIC