Avaliação no ensino médio: o ensino de língua portuguesa e o enem no âmbito da prova de ‘linguagens, códigos e suas tecnologias’

Autores

  • Jaqueline Gomes dos Santos Teles
  • Alessandra Conceição Monteiro Alves

Resumo

Entender a linguagem como prática social de natureza heterogênea e estender esse conceito para contribuir com o ensino tem sido um exercício recorrente na Academia para os profissionais de Língua Portuguesa (LP) e pedagogos, por estarem diretamente relacionados com o desenvolvimento da linguagem do estudante. Nessa perspectiva, o artigo que segue tem como principal objetivo, discutir a avaliação no Ensino Médio a partir da prova de linguagens, códigos e suas tecnologias ao tempo em que reflete o ensino de Língua Portuguesa. O ensino de Língua Portuguesa desperta inúmeras inquietações para os profissionais que aliam o ensino a pesquisa. Isso porque o contexto escolar e os indicadores oficiais de desempenho, resultado das avaliações institucionais de larga escala, nos mostram que o desempenho linguístico dos estudantes da Educação Básica ainda tem sido insatisfatório. Sabe-se que tal contexto pode está relacionado com diversos fatores, o artigo que segue destaca a abordagem das competências como determinantes na construção de uma prática pedagógica e política.

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Publicado

2016-09-14

Como Citar

Teles, J. G. dos S., & Alves, A. C. M. (2016). Avaliação no ensino médio: o ensino de língua portuguesa e o enem no âmbito da prova de ‘linguagens, códigos e suas tecnologias’. Simpósio Internacional De Educação E Comunicação - SIMEDUC, (7). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/simeduc/article/view/3337

Edição

Seção

GT 05 - Avaliação sobre uso das TIC na educação