Ações educomunicativas de apropriação da leitura literária, por meio das histórias em quadrinhos

Autores

  • Valéria Aparecida Bari
  • Shirley dos Santos Ferreira

Resumo

Discute como as práticas educomunicativas favorecem a mediação da leitura literária, por meio da utilização da linguagem das histórias em quadrinhos, como recurso de adaptação e clarificação de conteúdos complexos. Para verificação dessa premissa, foi elaborada atividade de Roda de Leitura com a adaptação em quadrinhos do poema épico de Gonçalves Dias, I-Juca Pirama. A partir da adaptação para a linguagem dos quadrinhos, de autoria de Silvino, mais elementos foram acrescentados à narrativa, uma vez que os efeitos poéticos e a linguagem rebuscada se hibridizam com imagens que aprofundam a ação e a afetividade. Por meio de uma vivência desenvolvida em celebração ao Dia do Índio, no Museu Histórico de Sergipe (MHSE), foram elaboradas análises sobre a apropriação de diferentes segmentos da população, com identidades sociais assumidas como indígenas e descendentes e população mestiça branco/parda aculturada.

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Publicado

2016-09-14

Como Citar

Bari, V. A., & Ferreira, S. dos S. (2016). Ações educomunicativas de apropriação da leitura literária, por meio das histórias em quadrinhos. Simpósio Internacional De Educação E Comunicação - SIMEDUC, (7). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/simeduc/article/view/3336

Edição

Seção

GT 01 - Educação e Comunicação