Gestão democrática e o processo de eleição do diretor nas escolas municipais de Aracaju

Autores

  • Marilia Gabriele Melo dos Santos
  • José Gomes Silva
  • Ronaldo Nunes Linhares

Resumo

Este artigo faz uma análise sobre a gestão escolar na educação do Município de Aracaju, que já tem implantado a gestão democrática por meio da Lei Complementar n° 121 no dia 8 de fevereiro de 2013. A rede municipal de ensino de Aracaju possibilita uma gestão democrática, em que as eleições escolares, acontecem com a participação da comunidade escolar. Esta pesquisa é documental realizada por meio de projetos de Lei, leis municipais e complementares, legislações, ofícios e complementada com entrevistas com representantes da secretaria Municipal de Educação (SEMED) e com a Coordenadoria de Gestão Educacional – COGED. Essa análise documental é uma técnica importante da pesquisa qualitativa. No município de Aracaju o elemento da gestão democrática que ocupa uma posição de destaque nos documentos normativos e nas leis são os mecanismos de escolha dos gestores, com evidência na implantação e organização dos conselhos municipais e escolares, que dão materialidade a norma constitucional da gestão democrática.

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Publicado

2016-09-14

Como Citar

Santos, M. G. M. dos, Silva, J. G., & Linhares, R. N. (2016). Gestão democrática e o processo de eleição do diretor nas escolas municipais de Aracaju. Simpósio Internacional De Educação E Comunicação - SIMEDUC, (7). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/simeduc/article/view/3332

Edição

Seção

GT 01 - Educação e Comunicação