Tecnologias digitais, midías locativas e aprendizagem ubíqua: uma experiência com a sala de aula invertida

Autores

  • André Luiz Alves
  • Kaio Eduardo de Jesus Oliveira
  • Cristiane de Magalhães Porto

Resumo

Este artigo tem como objetivo geral discutir a relação entre tecnologias digitais, mídias locativas e novas formas de ensinar e aprender por meio de uma experiência com o modelo de sala de aula invertida. Para a construção deste trabalho utilizou-se como procedimentos metodológicos, a pesquisa bibliográfica, para articular conceitos e ideias pertinentes à temática, utilizando autores como Lúcia Santaella (2008, 2010, 2013); André Lemos (2007, 2009 e 2013) e a pesquisa etnográfica com o objetivo de analisar por meio da observação participante a construção do processo educativo mediado por tecnologias digitais e mídias locativas, em uma turma da disciplina Produção Textual II, do curso de Comunicação Social da Universidade Tiradentes – UNIT, Sergipe. Com esta pesquisa pode-se constatar que os dispositivos digitais e as novas mídias, possibilitam novas formas e ensinar aprender e permitem a articulação de novos modelos de ensino. Além disso, transformam o processo comunicacional e social dos indivíduos, possibilitando o acesso ilimitado à informação em qualquer lugar e a qualquer hora, criando espaços e aprendizagens ubíquas por processos híbridos.

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Publicado

2016-09-14

Como Citar

Alves, A. L., Oliveira, K. E. de J., & Porto, C. de M. (2016). Tecnologias digitais, midías locativas e aprendizagem ubíqua: uma experiência com a sala de aula invertida. Simpósio Internacional De Educação E Comunicação - SIMEDUC, (7). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/simeduc/article/view/3322

Edição

Seção

GT 01 - Educação e Comunicação