Políticas públicas de adoção das tic na educação: a Tv Escola e o Proinfo

Autores

  • Marcia Machado
  • Luciano Nobre
  • Ada Augusta Bezerra

Resumo

Esta pesquisa analisa duas importantes políticas voltadas para a adoção das TIC na educação que emergiram no contexto da década de 1990, sob o novo paradigma de gestão, e ainda se encontram em execução: a TV Escola e o Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo). A perspectiva de abordagem utilizada é a sociologia crítica e metodologicamente foi organizada pela pesquisa qualitativa com uso dos procedimentos de levantamento bibliográfico e documental. Constatou-se que ambas as políticas se tornaram importantes ações estratégicas do Governo federal voltadas para a adoção e o uso das TIC e que a ressignificação dada ao longo de suas trajetórias potencializa sua importância na educação, ao mesmo tempo em que reflete as mudanças que foram sendo realizadas na visão de mundo dos gestores e que alteraram significativamente o processo educacional.

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Publicado

2016-09-14

Como Citar

Machado, M., Nobre, L., & Bezerra, A. A. (2016). Políticas públicas de adoção das tic na educação: a Tv Escola e o Proinfo. Simpósio Internacional De Educação E Comunicação - SIMEDUC, (7). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/simeduc/article/view/3320

Edição

Seção

GT 03 - Políticas Públicas de TIC