Da desigualdade às literacias digitais no Brasil – vista pela mediação de tutores universitários e líderes comunitários entre moradores das regiões do Paraná e Itapoã/DF.

Autores

  • Benedito Medeiros Neto

Resumo

Assiste-se a um aumento considerável de acesso a internet via telefonia móvel, que está sendo acompanhado pelo lento barateamento dos custos de fornecimento de acesso à internet pelas operadoras telecomunicações e crescimentos do mercado digital pelos exploradoras deste serviços. No entanto, os processos de alfabetização digital, inclusão literacia digital têm se mostrado um pouco mais eficiente e inclusive preferido pelos usuários, especialmente em comunidades de baixa renda, quando feito em local dedicado à aprendizagem, com uso do computador pessoal e uso de celulares. Tal observação é parte desta pesquisa, e que leva a afirmar que os telecentros e os laboratórios de informáticas das escolas, por vários motivos, não irão desaparecer de imediato. Talvez posso mudar de forma e de tipo de serviço a ser prestados aos usuários, foca nos diversos aspectos da Literacia Digital. Pois, inicialmente, permite o desenvolvimento de processos cognitivos em usuários carentes, e depois leva à serviços assistidos de inclusão social, bem estar, para estes mesmos indivíduos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-09-14

Como Citar

Medeiros Neto, B. (2016). Da desigualdade às literacias digitais no Brasil – vista pela mediação de tutores universitários e líderes comunitários entre moradores das regiões do Paraná e Itapoã/DF. Simpósio Internacional De Educação E Comunicação - SIMEDUC, (7). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/simeduc/article/view/3319

Edição

Seção

GT 03 - Políticas Públicas de TIC