História da comunicação e dos seus meios: um constitutivo pedagógico

Autores

  • Joel Severino da Silva

Resumo

Este artigo faz uma abordagem histórica da evolução da comunicação e de seus meios, desde os primórdios da oralidade até a era da internet. O objetivo é verificar os aspectos estruturantes da comunicação, dando ênfase a dimensão conceptual e pedagógica consoante a cada época e verificar como a escola lida com a comunicação e com os recursos tecnológicos no auxilio didático. Para tal, estar metodologicamente apoiado na pesquisa bibliográfica, onde foram levantados um conjunto de artigos científicos que discutem o uso de tecnologias na educação. A pesquisa, sinaliza, a comunicação como um processo interativo e evolutivo de significantes flutuantes, que só podem ser significados quando passam da enunciação a significação, que na configuração histórica, tem sido tecido por intencionalidades sociais, políticas e econômicas. No âmbito educativo, sublinha a relevância da comunicação para o desenvolvimento das potencialidades das habilidades e que, no entanto, as práticas pedagógicas têm dado pouca ênfase a comunicação, ao valorizar apenas os aspectos da escrita enquanto que os verbais têm ficado limitado a uma concessão nata. Aponta que nos poucos casos em que se tem usado os recursos tecnológicos como auxilio didático, os resultados foram eficientes. Sustenta, que é preciso maiores investimentos em políticas públicas que garantam o acesso universal à tecnologia da comunicação e formação de professores, para que possam explorar mais a tecnologia disponível como instrumento didático.

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Publicado

2016-09-14

Como Citar

Silva, J. S. da. (2016). História da comunicação e dos seus meios: um constitutivo pedagógico. Simpósio Internacional De Educação E Comunicação - SIMEDUC, (7). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/simeduc/article/view/3308

Edição

Seção

GT 01 - Educação e Comunicação