M-learning e o ensino de matemática na formação do pedagogo

Autores

  • Carloney Alves de Oliveira

Resumo

O presente artigo apresenta uma pesquisa sobre Mobile Learning (m-learning) no Ensino de Matemática na formação do pedagogo e como as tecnologias móveis podem contribuir para práticas pedagógicas numa perspectiva dialógica, colaborativa e cooperativa nas aulas da disciplina Saberes e Metodologias do Ensino de Matemática 1 do Curso de Pedagogia, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), do Centro de Educação. O objetivo da pesquisa foi investigar quais as implicações pedagógicas da aprendizagem com mobilidade na formação do pedagogo para o compartilhamento de ideias nos processos de ensino e de aprendizagem em Matemática a partir do aplicativo Angry Birds Rio. Baseado nos estudos de Borba (1999), Bairral (2013), Bottentuit Júnior et. al. (2012) e Saccol et al (2010) sobre Ensino de Matemática e m-learning buscou-se a fundamentação teórica. A pesquisa caracterizou-se como um estudo de caso numa abordagem qualitativa, coletando os dados por meio de entrevistas semiestruturadas e questionários respondidos pelos alunos matriculados na disciplina. Constatamos que trabalhar numa perspectiva m-learning nas aulas de Matemática foi válido para provocar uma reflexão sobre a sua importância e a necessidade de desenvolver práticas pedagógicas capazes de dar conta das especificidades relacionadas ao ensino de Matemática, superando o paradigma educacional vigente e estando mais perto do contexto dos sujeitos.

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Publicado

2016-09-14

Como Citar

Oliveira, C. A. de. (2016). M-learning e o ensino de matemática na formação do pedagogo. Simpósio Internacional De Educação E Comunicação - SIMEDUC, (7). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/simeduc/article/view/3307

Edição

Seção

GT 06 - Criatividade e inovação nas práticas docentes com uso das TIC