As relações entre Língua e Ciência nas obras Didática Magna, Comenius, e O Verdadeiro Método de Aprender, Verney.
Resumo
A história da educação discute a importância da língua no ensino e na aprendizagem. Se considerarmos que o ensino é uma das formas mais simples de divulgação científica, a língua utilizada para compartilhamento de saberes e ciência(s) ganha destaque. Se o conhecimento não estiver acessível linguisticamente, ele não é absolvido e ressignificado como poderia. Assim, objetiva-se discutir o papel da língua na aquisição de conhecimentos e na divulgação científica nas obras Didática Magna e Verdadeiro Método de Ensinar de Comenius e Verney. Optou-se pela revisão bibliográfica como procedimento metodológico e observou-se que ambos defendem a língua materna como melhor opção para o ensino, relacionando o desenvolvimento intelectual, econômico e social da sociedade com o acesso e a produção de ciência. Conclui-se que a língua sempre foi um veículo a ser considerado quando do compartilhamento de saberes, constituindo-se num elemento indispensável às discussões de acesso à ciência.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.