AS POLÍTICAS AFIRMATIVAS PARA NEGROS E NEGRAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO GOVERNO BRASILEIRO: ANÁLISE DE 1995 A 2022

Autores

  • ANA PAULA OLIVEIRA DOS SANTOS UFMS
  • VANDERLEI JOSÉ DOS SANTOS UFMS

Resumo

Este artigo buscou analisar a implementação das Políticas Afirmativas no Brasil no âmbito da Educação Superior, analisando nesse processo os governos de Fernando Henrique Cardoso (1995) até o final do governo de Jair Messias Bolsonaro (2022), tendo como pano de fundo as desigualdades raciais e sociais que afetam o acesso à educação superior. O governo de Fernando Henrique Cardoso (FHC) reconhece o racismo presente no Brasil, e inicia um tímido processo de discussão e institucionalização de políticas de cunho racial. Após 23 anos o governo do presidente Jair Messias Bolsonaro buscou enfraquecer e desmantelar os pilares institucionais responsáveis por promover políticas antirracistas, e reciclou o discurso da democracia racial com forte apelo à relação fraterna entre negros, indígenas e brancos e a consequente negação do racismo.

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Publicado

2023-11-02

Como Citar

SANTOS, A. P. O. D., & SANTOS, V. J. D. (2023). AS POLÍTICAS AFIRMATIVAS PARA NEGROS E NEGRAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO GOVERNO BRASILEIRO: ANÁLISE DE 1995 A 2022. Simpósio Internacional De Educação E Comunicação - SIMEDUC, (11). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/simeduc/article/view/16320

Edição

Seção

GT 05 - Educação, Comunicação, Informação, Direitos Humanos e Cidadania