A PRÁTICA PEDAGÓGICA INCLUSIVA

Autores

  • Advanusia Santos Silva
  • Roberta Freire
  • Wilma Gois
  • Alexandra Silva Santos Universidade Tiradentes
  • Cristina Ramiro Universidade Tiradentes

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo geral mapear a realidade vivenciada em sala de aula pelos estudantes/docentes e as condições ofertadas ao estudante com deficiência. Para tanto, parte deste problema: de que maneira o pedagogo, na práxis escolar, pode ter sua formação voltada à educação numa perspectiva efetivamente inclusiva? Destacam-se Alves (2012), Fonseca (2015), Macedo (2015) e Sá e Rabinovich (2019), referenciais teóricos que propõem elencar os conceitos de deficiência, educação especial e inclusão. Esclarece-se como a formação do pedagogo pode (e deve) se dar na prática do ensino-aprendizagem, a fim de incluir o estudante com deficiência na classe regular de ensino. Foi aplicada uma pesquisa qualitativa, com revisão bibliográfica e documental para dar suporte ao relato (auto) biográfico. Por fim, o estudo sinaliza que é indispensável a esse atendimento a aquisição de material didático específico; a adequação da estrutura física e a formação continuada para professores.

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Publicado

2023-11-02

Como Citar

Silva, A. S., Freire dos Santos Passos, R., Gois Viana dos Santos, W. ., Silva Santos, A. ., & Ramiro dos Santos, C. (2023). A PRÁTICA PEDAGÓGICA INCLUSIVA. Simpósio Internacional De Educação E Comunicação - SIMEDUC, (11). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/simeduc/article/view/16314

Edição

Seção

GT 07 - Educação, Comunicação, Práticas Pedagógicas Inclusivas e desafios da acessibilidade