Desafios e Possibilidades para a Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos: produção de material didático para a EJA

Autores

  • Júlia Teresa Vieira Leite Universidade Federal de Minas Gerais
  • Roberta Ramos Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte

Resumo

O artigo aborda a importância da alfabetização e letramento na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e relata a experiência de produção de material didático para essa modalidade de ensino. O texto destaca a necessidade de uma abordagem crítica na alfabetização, que problematize os conflitos, as diferenças e as contradições existentes na sociedade. Ademais, os sujeitos da EJA são adultos e ignorar isso expõe educadora/es ao risco de infantilização dos educandos. A coleção "EJA: Lendo e escrevendo o mundo, lendo e escrevendo palavras" é apresentada como resultado de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte e o Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita da Universidade Federal de Minas Gerais. Os Volumes podem contribuir  para uma educação de qualidade social que respeite as especificidades e necessidades dos sujeitos e ofereça um currículo significativo e propostas pedagógicas adequadas às demandas dos estudantes da EJA.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberta Ramos, Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Montes Claros
(Unimontes). Atualmente, Professora Coordenadora da Escola em em Tempo Integral, experiência como professora alfabetizadora na Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte e Mestranda em educação da Linha Educação de jovens e adultos, pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais ( FAE/UFMG)

Downloads

Publicado

2023-11-02

Como Citar

Vieira Leite, J. T., & Ramos, R. R. (2023). Desafios e Possibilidades para a Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos: produção de material didático para a EJA. Simpósio Internacional De Educação E Comunicação - SIMEDUC, (11). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/simeduc/article/view/16306

Edição

Seção

GT 04 - Educação, Comunicação e Práticas de Multiletramento