Do assistencialismo ao direito legal das crianças:

primeiras aproximações sobre o percurso histórico da educação infantil brasileira (1875-1996)

Autores

  • Diana Cristina das Chagas UNIT
  • Cristiane Márcia das Chagas
  • Elisangela Ferreira Minari
  • Simone Silveira Amorim

Resumo

A Educação Infantil no Brasil tem percorrido uma trajetória que, neste trabalho, divide-se em duas: uma é denominada de assistencialista e outra, que se inicia com a promulgação da Constituição Federal de 1988 até os dias atuais, denomina-se direito legal das crianças. Desse modo, este artigo tem como objetivo apresentar o percurso histórico da Educação Infantil brasileira, do período do assistencialismo ao do direito legal da criança. Constitui-se, metodologicamente, como sendo de abordagem qualitativa, a partir do método de revisão narrativa de literatura, para o qual, além de pesquisa em livros, utilizou-se de dados da biblioteca digital do Google Acadêmico assim como também se recorreu a análise documental de algumas leis do período assistencialista e do início do direito legal a Educação Infantil. Foi possível identificar que a Educação Infantil, enquanto direito legal, é muito recente, tem um pouco mais de três décadas, sendo que ainda há muito a se implementar.

PALAVRAS-CHAVE: Educação Infantil; assistência; direito.

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Publicado

2023-11-02

Como Citar

das Chagas, D. C., Chagas, C., Minari, E., & Amorim, S. . (2023). Do assistencialismo ao direito legal das crianças:: primeiras aproximações sobre o percurso histórico da educação infantil brasileira (1875-1996). Simpósio Internacional De Educação E Comunicação - SIMEDUC, (11). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/simeduc/article/view/16305

Edição

Seção

GT 05 - Educação, Comunicação, Informação, Direitos Humanos e Cidadania