PROTAGONISMO JUVENIL: UMA EXPERIÊNCIA COM ESTUDANTES DO NOVO ENSINO MÉDIO
Resumo
O artigo apresenta o projeto “Jovens Autores", desenvolvido por professores (Filosofia, Artes, Língua Portuguesa e Literatura) e estudantes da Escola de Educação Básica Bertino Silva, município de Leoberto Leal, Santa Catarina. As intervenções pedagógicas
visam atender as orientações do currículo escolar BNCC (Base Nacional Comum Curricular), para o NEM (Novo Ensino Médio) e fundamentadas em Demo (2015), que tem como foco superar o aluno passivo e ouvinte para o aluno ativo, autor e protagonista. Relata e analisa a experiência de escrever e publicar o livro “Cuidado!(Não) Pensar Pode Ser Perigoso”, a partir de questionário online aberto disponibilizado aos estudantes e na perspectiva dos professores organizadores. Destaca a experiência como exitosa, apresentando habilidades necessárias para o século XXI, tais como o pensamento crítico, argumentação, comunicação e a colaboração.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.