PROTAGONISMO JUVENIL: UMA EXPERIÊNCIA COM ESTUDANTES DO NOVO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Arisnaldo Adriano da Cunha Escola de Educação Básica Bertino Silva

Resumo

O artigo apresenta o projeto “Jovens Autores", desenvolvido por professores (Filosofia, Artes, Língua Portuguesa e Literatura) e estudantes da Escola de Educação Básica Bertino Silva, município de Leoberto Leal, Santa Catarina. As intervenções pedagógicas 

visam atender as orientações do currículo escolar BNCC (Base Nacional Comum Curricular), para o NEM (Novo Ensino Médio) e fundamentadas em Demo (2015), que tem como foco superar o aluno passivo e ouvinte para o aluno ativo, autor e protagonista. Relata e analisa a experiência de escrever e publicar o livro “Cuidado!(Não) Pensar Pode Ser Perigoso”, a partir de questionário online aberto disponibilizado aos estudantes e na perspectiva dos professores organizadores. Destaca a experiência como exitosa, apresentando habilidades necessárias para o século XXI, tais como o pensamento crítico, argumentação, comunicação e a colaboração.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arisnaldo Adriano da Cunha, Escola de Educação Básica Bertino Silva

Professor de história e filosofia da rede pública estadual, formado em filosofia, pós em história do Brasil e mestrado em educação e comunicação.

Downloads

Publicado

2023-11-02

Como Citar

da Cunha, A. A. (2023). PROTAGONISMO JUVENIL: UMA EXPERIÊNCIA COM ESTUDANTES DO NOVO ENSINO MÉDIO. Simpósio Internacional De Educação E Comunicação - SIMEDUC, (11). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/simeduc/article/view/16299

Edição

Seção

GT 04 - Educação, Comunicação e Práticas de Multiletramento