O SINDICALISMO DOCENTE: PERSPECTIVA HISTÓRICA PRESENTE NOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC

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Resumo

O objetivo do presente trabalho é analisar as produções acadêmicas em nível de graduação sobre o sindicalismo docente em Sergipe e construir um panorama referente a questões como identidade profissional, sindicalismo, constitucionalidade, legalidade e publicidade sindical. Para isso, realizamos um levantamento biográfico das produções em nível de trabalho de conclusão de curso – graduação, realizadas nas últimas décadas e cujo eixo seja o sindicalismo. Elegemos três publicações dos anos 2006, 2009 e 2011, realizadas por Instituições de Ensino Superior (IES) privadas. Para alcançar o intento nos amparamos nas contribuições sobre a profissionalização docente de Nóvoa (1998; 2005), nas discussões em história da educação brasileira de Vicentine e Lugli (2009), no estudo do campo e práticas de trabalho de Bourdieu (1996) e no estudo dos movimentos históricos e sociais de Thompson (1998). A análise empreendida compreende o conhecimento e trajetória do sindicalismo docente e a busca das dinâmicas apresentadas e construídas nos trabalhos de conclusão de curso no eixo da formação em licenciatura em história, sinalizando suas diferentes abordagens de pesquisa documental, bibliográfica e de natureza oral.

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Publicado

2023-11-02

Como Citar

Andrade, M. do N., & FERRONATO, C. (2023). O SINDICALISMO DOCENTE: PERSPECTIVA HISTÓRICA PRESENTE NOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC. Simpósio Internacional De Educação E Comunicação - SIMEDUC, (11). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/simeduc/article/view/16297

Edição

Seção

GT 06 - Educação e Comunicação, cotidianos e práticas de resistências comuns em Paulo Freire