Parque Tecnológico do Estado de Sergipe e as práticas de letramentos multimidiáticos de professores da educação básica durante a pandemia do COVID-19

Rita de Cássia Cardoso dos Santos

Resumo


A pandemia da Covid-19 modificou as relações de trabalho, a vida em sociedade, a economia; e com o sistema educacional não foi diferente. As aulas presenciais foram suspensas parcialmente em vários países, impedindo que milhões de estudantes continuassem suas atividades. A mudança impactou a atuação dos professores, a dinâmica escolar, o ensino presencial, o ensino a distância e o consumo das tecnologias digitais. Procurando contribuir com soluções para essas transformações, o Sergipe Parque Tecnológico – SergipeTec, em parceria com a Universidade Tiradentes – UNIT, por meio do grupo de Estudo, Pesquisa, Educação e Comunicação – GECES, ofereceu um conjunto de oficinas de formação de professores para o letramento multimidiático. Este artigo visa analisar as contribuições destas oficinas que envolveram 110 professores de 30 escolas que atendem a mais de 8 mil alunos da rede municipal de São Cristóvão. Trata-se de um estudo de caso, descritiva de natureza exploratória, de métodos mistos, no enfoque de pesquisa quali-quantitativa, de acordo com a complexidade do objeto. No resultado da análise, 42 professores responderam ao questionário. Desse total, 25, ou seja, 59,5%, relataram nunca ter participado de uma oficina de letramento multimidiatico. Outro destaque, foi em relação à questão aberta do questionário que buscou dar voz, ouvir e entender a subjetividade do anseio de cada professor, nesse contexto, foi possível observar a prática docente transformada, os professores relatam que havendo uma segunda etapa da formação de letramento multimidiático, sugerem:  “mais tempo de duração”, “mais profundidade no conteúdo”, “mais prática” e entre outros pedidos. Estamos falando de sujeitos que possuem um ofício no seu trabalho cotidiano na sala de aula.

Palavras-chave


Parque Tecnológico;Educação;Letramento Multimidiático;Formação de Professores

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