Fábulas: o perigo de uma história única.

Autores

  • Cintia Maria de Cerqueira Soares Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Felipe de Cerqueira Lopes Universidade Estadual de Feira de Santana

Palavras-chave:

Criança, Fábulas, História, Literatura.

Resumo

O presente artigo relata o uso das fábulas na contação de história no âmbito educacional. Sendo assim, o objetivo do texto é realizar um diálogo sobre a importância do contato da criança com a literatura. Pois a partir deste contato, a história torna-se um veículo importante para formação de novos leitores e permite uma relação da criança com o mundo em que vive. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica considerando as contribuições de autores como HAMPATE BÂ (1980), ADICHIE (2019), TASSI (2020), entre outros, procurando trazer um alerta sobre o conhecimento que é construído através das histórias que lemos e escutamos.  Quanto maior for o número de narrativas que tivermos acesso, mais ampla e assertiva ficará nossa compreensão sobre determinado assunto. Conclui-se, que ao nos aproximarmos de uma criança, precisamos tecer a sua identidade, origem, local de convivência, as suas concepções enquanto estudante, expressões sociais, o seu legado cultural, saberes e culturas vivenciadas e construídas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cintia Maria de Cerqueira Soares, Universidade Estadual de Feira de Santana

Mestranda em estudos literários pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Pedagoga especialista em Psicopedagogia e Atendimento Educacional Especializado. Professora da rede pública municipio atuando na Educação Básica e Contadora de histórias.

Referências

ABRAMOVICH, Fanny. Literatura infantil: gostosuras e bobices. São Paulo: Scipione, 1997.

ADICHIE, C. N. O perigo de uma história única. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

ADICHIE, C. N. Os perigos de uma história única. Oxford: Conference Annual – Tecnology, Entertainment and Design - Ted Global, 2009. Disponível em <https://www.geledes.org.br/chimamanda-adichie-o-perigo-de-uma-unica-historia/>. Acesso em 30 de dezembro de 2020.

ARROYO, M. G. Ofício de Mestre: imagens e autoimagens. Petrópolis: Vozes, 2000.

FERNANDES, M.T. O. S. Trabalhando com os gêneros do discurso. Narrar: fábula/ coleção Jacqueline Peixoto Barbosa – São Paulo: FTD, 2001 – (Coleção trabalhando com os gêneros de discurso).

GÓES, Lucia Pimentel – Introdução à literatura infantil e juvenil. 2. Ed. São Paulo: Pioneira, 1991.

HAMPATE BÂ, A. A tradição viva. In: KI-ZERBO, J. (Org.) História Geral da África. São Paulo: Ed. Ática/UNESCO, 1980.

HARTMANN, L. Arte e a Ciência de contar histórias: como a noção de performance pode provocar diálogos entre a pesquisa e a prática. Moringa. João Pessoa, V. 5 N. 2 Jul-dez, 2014.

LAJOLO, Marisa. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. 6ª ed. 13ª impressão. São Paulo: Editora Ática, 2008.

LIMA, Renan de Moura Rodrigues; ROSA, Lúcia Regina Lucas. O uso das fábulas no ensino fundamental para o desenvolvimento da linguagem oral e escrita. CIPPUS - Revista de Iniciação Científica do Unilasalle, v. 1, n. 1, maio, 2012.

MARCUSCH, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros Textuais: definição e funcionalidade. DIONISIO, Angela Piava; MACHADO, Anna Rachel; BEZERRA, Maria Auxiliadora. (Org.) Gêneros Textuais e Ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.

MOISÉS, Massaud. Dicionário de termos literários. São Paulo: Cultrix, 2004.

LIMA, Renan de Moura Rodrigues; ROSA, Lúcia Regina Lucas. O uso das fábulas no ensino fundamental para o desenvolvimento da linguagem oral e escrita. CIPPUS - Revista de Iniciação Científica do Unilasalle, v. 1, n. 1, maio, 2012.

PORTELA, Oswaldo O. A fábula. Revista Letras, v.32, 1983. Disponível em <https://revistas.ufpr.br/letras/article/view/19338/12634>. Acesso em 10 de outubro de 2020.

SANTOS Elma Jane das Virgens Silva. Leitura de fábulas em sala de aula, 2012 Feira de Santana. Disponível em: http://www2.uefs.br/dla/graduando/n4/n4.13-23.pdf acesso em 29/12/2020

SARMENTO, M. J. Gerações e alteridade: interrogações a partir da sociologia da infância. Educação e Sociedade. Campinas, v. 26, n. 91, p.361-378, 2005.

TASSI, Adelaide da Rosa. A importância da literatura infantil para o desenvolvimento e aprendizagem da criança. Porto Alegre: [s.n.], 2002. Disponível em: . Acesso em: 28 de outubro de 2020.

Downloads

Publicado

2021-04-23

Como Citar

de Cerqueira Soares, C. M., & Cerqueira Lopes, F. de. (2021). Fábulas: o perigo de uma história única. Simpósio Internacional De Educação E Comunicação - SIMEDUC, (10). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/simeduc/article/view/14869

Edição

Seção

GT 5 - Educação, Comunicação, Informação, Direitos Humanos e Cidadania