ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

Autores

Palavras-chave:

Mapeamento, educação superior, iniciação científica, iniciação tecnológica.

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivos mapear as produções científicas no banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), na base de dados Scopus e SciELO sobre iniciação cientifica (IC), iniciação tecnológica (IT) e qualidade na educação superior, no período de 2016-2018, bem como categorizar os múltiplos enfoques e perspectivas das publicações sobre a temática. Trata-se de um estudo do tipo estado do conhecimento realizado pela leitura flutuante dos títulos e resumos dos artigos, dissertações e teses. Os dados foram trabalhados à luz da análise textual discursiva (ATD) que envolve um ciclo de operações voltado à desconstrução do corpus. Os resultados evidenciaram que os impactos causados pela IC e IT na formação dos egressos bolsistas/voluntários são de relevância para incluí-los no campo científico e profissional, considerando a perspectiva da cidadania. A vivência em projetos de pesquisa permitem aos universitários mudanças no pensar crítico, desenvolvimento de habilidades e competências para além do mercado de trabalho.

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Biografia do Autor

Maria Vilmaria Santos Vieira, Universidade Federal de Sergipe

Graduanda em Licenciatura Matemática pela Universidade Federal de Sergipe/Campus Professor Alberto Carvalho - Itabaiana/Sergipe. Membro do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). Membro do Programa de Residência Pedagógica (PRU). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (GEPEMAT -UFS/CNPq).

Marilene Batista da Cruz Nascimento, Universidade Federal de Sergipe

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Mestra em Educação pela Universidade Tiradentes (Unit), possui pós-graduação lato sensu em Psicopedagogia pela FANESE e graduação em Pedagogia pela Faculdade Pio Décimo com habilitação em Orientação Educacional. Atua como professora do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED/UFS) e do Departamento de Educação da Universidade Federal de Sergipe/Campus Prof. Alberto Carvalho. Tutora do Programa de Educação Tutorial - PET Educação - Conexão de Saberes e membro da comissão gestora do Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (Life). Coordenadora Estadual de Sergipe da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação. Líder do Grupo de Estudos em Educação Superior (GEES/UFS/CNPq). Membro do Grupo de Pesquisa Universitas/RIES (Produção Científica na Educação Superior) da PUCRS/CNPq e do Grupo de Pesquisa em Educação e Culturas Digitais (ECult/UFS/CNPq). Membro da Associação Sergipana de Ciência (ASCi).

Paula Tauana Santos, Universidade Federal de Sergipe

Mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED) da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Especializanda em Gestão Educacional e Pedagogia Empresarial pela Faculdade São Luís de França (FSLF). Graduada em Pedagogia pela Universidade Tiradentes (Unit). Atualmente é professora da Educação Básica da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura de Sergipe - SEDUC/DEA e da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA/SEMED). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos temas: formação e identidade docente, alfabetização e letramentos. Vice-líder do Grupo de Pesquisas do Políticas Públicas, Gestão Socioeducacional e Formação de Professores GPGFOP/Unit/CNPq. Membro do Grupo de Estudos em Educação Superior (GEES/UFS/CNPq). Membro da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE)/ Secção Sergipe e da Organização Internacional de Filosofia Nova Acrópole (OINA) Brasil / Sede Aracaju/Sergipe.

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Publicado

2021-04-23

Como Citar

Vieira, M. V. S., Nascimento, M. B. da C., & Santos, P. T. (2021). ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR. Simpósio Internacional De Educação E Comunicação - SIMEDUC, (10). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/simeduc/article/view/14865

Edição

Seção

GT 1 - Educação, Comunicação e Políticas Públicas