O USO DAS MÍDIAS NA EDUCAÇÃO COMO APORTE PARA DESENVOLVIMENTO CRÍTICO DOS INDIVÍDUOS

Edivan Claudino Soares da Silva

Resumo


O uso das mídias na educação é um processo histórico, pois de acordo com o desenvolvimento tecnológico e social vão sendo desenvolvidos artefatos tecnológicos que são incorporados na sociedade e na educação, assim, se deu com mídias como o livro, o rádio, a televisão e hoje encontra-se com as tecnologias da informação e da comunicação e as mídias digitais. Com a inserção dessas mídias na educação é perceptível a necessidade de ser ressignificada as formas/processos de ensinar e de aprender. A inserção desses artefatos na educação geralmente é feita por determinação de órgãos superiores, que irão proporcionar capacitação aos profissionais envolvidos, através de programas de formação continuada para fazerem uso de determinada mídia em sua prática docente. Partindo da perspectiva da importância social e crítica que as mídias proporcionam, esse ensaio objetiva trazer uma reflexão sobre o uso das mídias na educação de forma que venha contribuir para o desenvolvimento crítico dos indivíduos, com intuito de mostrar que as mídias não devem ser utilizadas apenas como   suporte de ilustração da aula e sim utilizada de forma crítica e reflexiva que vai contribuir para a pedagogia do multiletramento. O  estudo é de caráter descritivo, pois irá apresentar o fenômeno estudado, para sua realização foi feito um estudo bibliográfico fundamentado em Gonnet (2004), Cope e Kalantzis (2010), Buckingham (2010), além de textos complementares buscados no catálogo de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e  no portal de periódicos CAPES e buscador do Scielo.


Palavras-chave


Mídias; Educação; Multiletramento.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Simpósio Internacional de Educação e Comunicação - SIMEDUC

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Compartilhar igual 4.0 Internacional.