AÇÕES DE FORMAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DO PROFESSOR PARA O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: o caso da UEMA

Autores

Palavras-chave:

Formação, acompanhamento pedagógico, professor, ensino remoto emergencial, avaliação

Resumo

Relato de ações de formação e acompanhamento do professor para o ensino remoto emergencial promovidas pela Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Estadual do Maranhão. As ações de formação e acompanhamento pensadas pela equipe pedagógica da PROG, compostas pelas coordenadoras das seguintes divisões: Coordenação Técnico-Pedagógica, Divisão de Acompanhamento e Avaliação Educacional e Programa de Inovação Didático-Tecnológica Graduação UEMA 4.0 - surgem como forma de atendimento às demandas postas, considerando o retorno das atividades acadêmicas para o ensino remoto e a preparação do professor para o mesmo. A intervenção feita por esta equipe partiu de um diagnóstico feito em maio do ano passado a partir de um inquérito realizado junto à comunidade acadêmica. O relato aqui apresentado, ao tempo que descreve as ações, se propõem em avaliar os seus impactos junto à comunidade acadêmica. Apresenta-se o desenho do curso, os impactos com fechamentos dos mesmos, a partir das conclusões dos mesmos pelos professores. Dentro de uma perspectiva de desenvolvimento profissional, considera-se que as ações aqui descritas além de incidirem em algum nível de formação contínua, se complementa em estratégias de apoio didático cotidiano por meio da criação de um espaço de escuta e ajuda dos docentes através de uma sala chamada Conversa 4.0 instalada como equipe na ferramenta Teams do Office 365.

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Referências

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Publicado

2021-04-23

Como Citar

Nunes Rodrigues, S. F., & Soares Santana, F. de J. (2021). AÇÕES DE FORMAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DO PROFESSOR PARA O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: o caso da UEMA. Simpósio Internacional De Educação E Comunicação - SIMEDUC, (10). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/simeduc/article/view/14863

Edição

Seção

GT 4 - Educação, Comunicação e Práticas de Multiletramento