AÇÕES DE FORMAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DO PROFESSOR PARA O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: o caso da UEMA

Sannya Fernanda Nunes Rodrigues, Fabiola de Jesus Soares Santana

Resumo


Relato de ações de formação e acompanhamento do professor para o ensino remoto emergencial promovidas pela Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Estadual do Maranhão. As ações de formação e acompanhamento pensadas pela equipe pedagógica da PROG, compostas pelas coordenadoras das seguintes divisões: Coordenação Técnico-Pedagógica, Divisão de Acompanhamento e Avaliação Educacional e Programa de Inovação Didático-Tecnológica Graduação UEMA 4.0 - surgem como forma de atendimento às demandas postas, considerando o retorno das atividades acadêmicas para o ensino remoto e a preparação do professor para o mesmo. A intervenção feita por esta equipe partiu de um diagnóstico feito em maio do ano passado a partir de um inquérito realizado junto à comunidade acadêmica. O relato aqui apresentado, ao tempo que descreve as ações, se propõem em avaliar os seus impactos junto à comunidade acadêmica. Apresenta-se o desenho do curso, os impactos com fechamentos dos mesmos, a partir das conclusões dos mesmos pelos professores. Dentro de uma perspectiva de desenvolvimento profissional, considera-se que as ações aqui descritas além de incidirem em algum nível de formação contínua, se complementa em estratégias de apoio didático cotidiano por meio da criação de um espaço de escuta e ajuda dos docentes através de uma sala chamada Conversa 4.0 instalada como equipe na ferramenta Teams do Office 365.


Palavras-chave


Formação; acompanhamento pedagógico; professor; ensino remoto emergencial; avaliação

Texto completo:

PDF

Referências


ALVES, Eliane Jesus. Porque não consigo ensinar com Tecnologias nas minhas aulas. Porto Alegre – RS, Editora Fi, 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Resolução Nº 2 de 1 de julho de 2015. Diário Oficial da União, Brasília, 2 de julho de 2015 – Seção 1 – pp. 8-12.

CASTELLS, Manuel. A Sociedade em Rede: do conhecimento à política. 6ª ed. Portugal: Imprensa Nacional Casa da Moeda, 2006.

COUTINHO, Clara Pereira. TPACK: Em busca de um referencial Téorico para a Formação de Professores em Tecnologia Educativa. In: Revista Científica de Educação a Distância. Paideia@. Vol.2-Nº4 – JUL 2011/ISSN 1982-6109. UNIMES Virtual.

RODRIGUES, A. L. P. da F. A Formação Ativa de Professores com Integração Pedagógica das Tecnologias Digitais. Lisboa, Universidade de Lisboa, 2017. (Tese de doutoramento.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Simpósio Internacional de Educação e Comunicação - SIMEDUC

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Compartilhar igual 4.0 Internacional.