CONSTRUÇÃO CIDADÃ EM CONTEXTO ESCOLAR: CONTRIBUTOS DO PROJETO DE VOLUNTARIADO “DÁ DE TI!”

Autores

  • Ana Jesus Fontes Politécnico de Leiria

Palavras-chave:

educação, cidadania, voluntariado

Resumo

Acontecendo em todos os contextos de vida, a educação é cada vez mais indispensável para o ser humano enfrentar os desafios da contemporaneidade e do futuro. Desta forma, cabe também às instituições educativas consolidar as suas práticas, de forma a garantir a possibilidade ao indivíduo de realizar percursos de aprendizagem capazes de o prepararem para a sua integração nas diversas dinâmicas e problematizações recentes, e, simultaneamente, para a humanização das relações, a consolidação da paz, da liberdade e da justiça social.

O exercício da cidadania é entendido como um dever e um direito a fruir em qualquer contexto educativo e, neste sentido, a escola deve organizar-se por forma a dar aos seus alunos oportunidades de serem protagonistas de práticas de cidadania, é neste âmbito que se apresenta este estudo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

“o de que o ensino técnico profissional foi sendo considerado, ao longo dos tempos, um ensino de segunda escolha e frequentado, de uma maneira geral, por um perfil de alunos cujos trajetos e percursos escolares são, sobretudo, pautados por insucesso, tendo estes estudantes origens socioeconómicas também mais desfavoráveis.” (DUARTE, 2012, p.12)

“…o desenvolvimento e melhoria das pessoas [pois] o animador educa e incentiva as atividades e recursos institucionais, mas o seu recurso fundamental é a própria pessoa, as suas qualidades e habilidades. O Animador tem que ser orientado e interessado pelo outro e pelas relações pessoais e afetivas que surgem no grupo, porque este é o terreno fértil para promover uma série de valores pelos quais se trabalha em Animação Sociocultural, tais como: a convivência, a amizade, a solidariedade, a tolerância, o respeito, a responsabilidade,…”.

Downloads

Publicado

2021-04-23

Como Citar

Fontes, A. J. (2021). CONSTRUÇÃO CIDADÃ EM CONTEXTO ESCOLAR: CONTRIBUTOS DO PROJETO DE VOLUNTARIADO “DÁ DE TI!”. Simpósio Internacional De Educação E Comunicação - SIMEDUC, (10). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/simeduc/article/view/14859

Edição

Seção

GT 5 - Educação, Comunicação, Informação, Direitos Humanos e Cidadania