AS POSSÍVEIS IMPLICAÇÕES ÉTICO-JURÍDICAS DECORRENTES DO USO DA TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM SALA DEAULA:UM MAPEAMENTO DAS AÇÕES DE PREVENÇÃO DE CRIMES CIBERNÉTICOS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM NO ESTADO DE SERGIPE.

Autores

  • Johnnata Kelber Rezende Santos Unit (Universidade Tiradentes)
  • Marlton Fontes Mota Universidade Tiradentes

Palavras-chave:

Ações preventivas, Educação, Ciberespaço.

Resumo

A pluralidade de saberes advinda da socialização, multiplicidade de conhecimentos e culturas provocadas pelo uso da internet, impõe ao educador a adoção de um perfil mais dinâmico e célere na produção do conhecimento, como também, em suas implicações ético-jurídicas. Tal artigo busca propor um mapeamento dos projetos, programas, ações e políticas escolares que trazem no seu bojo a proposta de prevenção de crimes cibernéticos, contribuir para literatura de crimes cibernéticos; bem como registro das possíveis ações preventivas adotadas pelas instituições escolares no Estado de Sergipe.

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Biografia do Autor

Johnnata Kelber Rezende Santos, Unit (Universidade Tiradentes)

Graduando em Direito pela Universidade Tiradentes (UNIT). Pesquisador de Filosofia Jurídica, Hermenêutica Constitucional, além de pesquisas realizadas sobre campos sociológicos das Elites e Educação. Participante ativo de grupos de pesquisa nas áreas de Novas Tecnologias. Atualmente, faz parte do grupo de Novas Tecnologias e Direitos Humanos. Pesquisa também em área de filosofia geral Nietzsche, Bergson e Merleau-Pont

Marlton Fontes Mota, Universidade Tiradentes

Doutorando em Educação, no Programa de Pós-graduação - Doutorado em Educação da Universidade Tiradentes, orientado pelo PhD Professor Ronaldo Nunes Linhares. Mestre em Educação pela Universidade Tiradentes - SE (2012), possui título de Especialista em Direito Processual Civil - Faculdade Unhyana - BA (2007) e é graduado em Direito pela Universidade Tiradentes em Sergipe (2002). É graduado em Administração de Empresas pela Universidade Tiradentes de Sergipe (1992). É professor do Curso de Direito da Universidade Tiradentes - SE, e Professor da Pós graduação em Direito Processual, da Universidade Tiradentes, nas disciplinas Direito Processual Civil (Conhecimento, Procedimentos Especiais, Cautelares e Recursos), Professor da Pós-graduação lato senso da Faculdade de Sergipe (FASE-ESTÁCIO), na área de Processo Civil. Professor da Pós-gradução lato senso em Processo Civil - no Ensino à Distância da Universidade Tiradentes. Assessor da Coordenação de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) do Curso de Direito da Universidade Tiradentes. Coordenador de Projetos de Iniciação Científica (Provic- Probic-Unit) da Universidade Tiradentes (SE) - 2017-2018. Pesquisador-Líder do Grupo de Pesquisa CNPq "Gênero, Direitos Humanos e Diversidade Sexual" - 2017.

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Publicado

2021-04-23

Como Citar

Kelber Rezende Santos, J., & Fontes Mota, M. (2021). AS POSSÍVEIS IMPLICAÇÕES ÉTICO-JURÍDICAS DECORRENTES DO USO DA TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM SALA DEAULA:UM MAPEAMENTO DAS AÇÕES DE PREVENÇÃO DE CRIMES CIBERNÉTICOS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM NO ESTADO DE SERGIPE. Simpósio Internacional De Educação E Comunicação - SIMEDUC, (10). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/simeduc/article/view/14855

Edição

Seção

GT 1 - Educação, Comunicação e Políticas Públicas