OS FENÔMENOS DA CIBERCULTURA E OS IMPACTOS DA PANDEMIA NA EDUCAÇÃO

Ana Carla Araujo Feijole de Oliveira, Cesar Mamedio Santos, Letícia Aires de Farias

Resumo


Este artigo é oriundo das pesquisas em andamento realizadas pelos autores e propõe a investigação dos fenômenos da cibercultura e como eles foram potencializados com a pandemia de coronavírus em 2020. A emergência epidemiológica nos colocou diante da necessidade do distanciamento social ocorrendo um deslocamento e a cidade foi apartada das outras rede educativas causando impactos não só no modo de ‘aprenderensinar’, mas em todas as relações e comunicações que já aconteciam na rede, tais como: memes, deepfake, o crescimento do número de lives nas redes sociais como Instagram, YouTube, o ensino remoto por meio de plataformas de streaming como Zoom, RNP, Google Meet e outros. Tendo a cibercultura e seus fenômenos como contexto cultural contemporâneo, entendemos como esses fenômenos impactaram na relação da sociedade e fazendo emergir diversas experiências sociais, econômicas, ambientais, educacionais e políticas nos convidando a nos dedicar à tarefa de apresentar e problematizar ações que sejam capazes de nos levar a compreender de modo mais efetivo essas complexidades com que a realidade nos desafia.


Palavras-chave


Termo1

Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, J. F. F.; MARTINS, V.; SANTOS, E. O. Vídeo-pesquisa e formação na cibercultura: atos de currículo e de pesquisa em educação. Rev. Boletim GEPEM. Nº 75, jul/dez, p. 140-153. 2019. Disponível em: < http://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/207 >. Acessado em 26 de janeiro de 2021.

ALMEIDA, W. C. de. OLIVEIRA, R. dos S. SANTOS, E. O dos. A discursividades dos memes – mimetizando-se nas redes educativas. Revista Periferia, v.11, n.2, p.57-89, maio/ago. 2019. Disponível em: < https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/periferia/article/view/39246/29627>. Acessado em 26 de janeiro de 2021.

ASSESSORIA. Plataforma registra aumento de mais de 1.800% nas vendas de Ivermecina e alerta para riscos de automedicação. Saúde Debate, Realeases: 25 de maio de 2020. Disponível em:< http://saudedebate.com.br/noticias/plataforma-registra-aumento-de-mais-de-1-800-nas-vendas-de-ivermectina-e-alerta-para-riscos-de-automedicacao> Acessado em 27 de janeiro de 2021.

AZEVEDO, B. de Deepfakes oferecem riscos às audiências virtuais, sugere relatório. Bernardo de Azevedo e Souza: Direito, Inovação e Novas Tecnologias, Conteúdos, Inteligência Artificial no Direito: 07 de agosto de 2020. Disponível em:< https://bernardodeazevedo.com/conteudos/deepfakes-oferecem-riscos-as-audiencias-virtuais-sugere-relatorio/> Acessado em 03 de fevereiro de 2021.

BENTES, Ivana. Economia narrativa: do midiativismo aos influenciadores digitais. In: BRAIGHI, Antônio Augusto; LESSA, Cláudio; CÂMARA, Marco Túlio (orgs.). Interfaces do Midiativismo: do conceito à prática. CEFET-MG: Belo Horizonte, 2018. P. 151-169.

BITTENCOURT, C. Sandy e Junior fazem live em casa, arrecadam mais de mil toneladas de alimentos e Lucas Lima rouba a cena. G1, Extra, TV e Lazer: 21 de abril de 2020. Disponível em:< https://extra.globo.com/tv-e-lazer/sandy-junior-fazem-live-em-casa-arrecadam-mais-de-mil-toneladas-de-alimentos-lucas-lima-rouba-cena-24386263.html> Acessado em 02 de fevereiro de 2021.

CASTELLS, Manuel. Comunicación y poder. Barcelona: Alianza Editorial, 2009.

FREIRE, Paulo. Ação cultural: Para a liberdade e outros escritos. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.

____________ Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa– São Paulo: Paz e Terra, 1996. – (Coleção Leitura)

JUCÁ, B. Chip na vacina, “virar jacaré” e outros mitos criam pandemia de desinformação na luta contra a covid-19. El País, Brasil, Pandemia de Coronavírus, 21 de dezembro de 2020. Disponível em:< https://brasil.elpais.com/brasil/2020-12-20/chip-na-vacina-virar-jacare-e-outros-mitos-criam-pandemia-de-desinformacao-na-luta-contra-a-covid-19.html> Acessado em 26 de janeiro de 2021.

LAVADO, T. Com maior uso da internet durante pandemia, número de reclamações aumenta; especialistas apontam problemas mais comuns. G1, 11 de junho de 2020. Disponível em: Acessado em 26 de janeiro de 2021.

MATEUS, B. ALMEIDA, J. Documentário escancara a desigualdade e o impacto da pandemia nas periferias. Portal O Tempo, Diversão, Artigo: 04 de agosto de 2020. Disponível em:< https://www.otempo.com.br/diversao/documentario-escancara-a-desigualdade-e-o-impacto-da-pandemia-nas-periferias-1.2367821> Acessado em 01 de fevereiro de 2020.

MORAES, C. P. de. “Deepfake” como ferramenta de manipulação e disseminação de “fakenews” em formato de vídeo nas redes sociais. IX Encontro Ibérico EDICIC. Barcelona, 2019. Disponível em:< https://osf.io/mf7t6/download> Acessado em 08 de janeiro de 2021.

SANTAELLA, L. A pós-verdade é verdadeira ou falsa? In: CYPRIANO, F. (org.). A pós verdade é verdadeira ou falsa [recurso eletrônico]. Barueri, SP: Estação das Letras e Cores, 2018.

SANTOS, E. Notícias: #livesdemaio… educações em tempos de pandemia. Notícias, Revista Docência e Cibercultura, junho de 2020, online. ISSN: 2594-9004. Disponível em Acesso em 03 de março de 2021.

SCHUELER, P. O que é uma pandemia. Fiocruz, Notícias e Artigos, 14 de Outubro de 2020. Disponível em:< https://www.bio.fiocruz.br/index.php/br/noticias/1763-o-que-e-uma-pandemia#:~:text=Segundo%20a%20Organiza%C3%A7%C3%A3o%2C%20pandemia%20%C3%A9,sustentada%20de%20pessoa%20para%20pessoa.> Acessado em 28 de janeiro de 2021.

SIQUEIRA, A. Pioneiro das ‘deepfakes’ é ameaçado após satirizar Bolsonaro e cloroquina. Política, Veja, 2020. Disponível em:< https://veja.abril.com.br/politica/pioneiro-das-deepfakes-e-ameacado-apos-satirizar-bolsonaro-e-cloroquina/> Acessado em 08 de janeiro de 2020.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Simpósio Internacional de Educação e Comunicação - SIMEDUC

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Compartilhar igual 4.0 Internacional.