INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA NA FORMAÇÃO DE QUALIDADE: estudo na Universidade Federal de Sergipe

Autores

Palavras-chave:

Formação universitária, iniciação científica, iniciação tecnológica, qualidade.

Resumo

Este estudo tem como objetivos levantar os dados dos bolsistas/voluntários dos cursos de graduação da Universidade Federal de Sergipe (UFS), no período de 2013-2016, bem como discutir as inter-relações entre iniciação científica (IC), iniciação tecnológica (IT) e formação universitária de qualidade. O mapeamento identificou um total de 699 egressos que vivenciaram a IC e a IT no período estipulado. No tocante aos dados qualitativos, utilizou-se a técnica da entrevista com quatro egressos vinculados aos Programas de Iniciação Científica e Tecnológica da UFS, aplicando-se a análise textual discursiva (ATD). As análises indicaram a necessidade de implementação de políticas públicas e de investimento em projetos de IC e IT. Os investigados, ainda, reconheceram os limites e as lacunas das pesquisas, compreendendo que há muito mais a ser explorado para se alcançar patamares de produção e difusão de conhecimento em redes colaborativas de ciência e tecnologia de países desenvolvidos. Observou-se, por fim, que a participação em IC ou IT também favorece uma formação humana e social, centrada na lógica de tratamento diferenciado para quem é diferente.

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Biografia do Autor

Júlia de Souza Lima, Universidade Federal de Sergipe

Bacharelanda em Sistemas de Informação pela Universidade Federal de Sergipe /Campus Professor Alberto Carvalho - Itabaiana/Sergipe, turma de 2015.2. Foi bolsista de Iniciação Científica no projeto INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA: um estudo acerca dos impactos na formação universitária de qualidade. Membro do Grupo de Estudos Superior (GEES/UFS/CNPq). Áreas de interesse: Educação; Computação quântica; Interação Humano-Maquina; Sociedade e computação.

Marilene Batista da Cruz Nascimento, Universidade Federal de Sergipe

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Professora adjunta da Universidade Federal de Sergipe, atuando no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED/UFS) e na graduação pelo Departamento de Educação/Campus Prof. Alberto Carvalho, Brasil. Líder do Grupo de Estudos em Educação Superior (GEES/UFS/CNPq) e membro do Grupo de Pesquisa Universitas (PUCRS/CNPq). Tutora do PET Educação – Conexão de Saberes e coordenadora do Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (Life/UFS/ITA

Mateus HenriqueSilva Santos, Universidade Federal de Sergipe

Mestrando em Educação pela Universidade Federal de Sergipe como bolsista (Capes/UFS/PPGED), graduado em Educação Física pela UFS. Membro do Observatório da Mídia Esportiva (OME/UFS/CNPq) que tem como objeto de estudo as relações estabelecidas na sociedade contemporânea entre Educação Física e Mídia/Tecnologia, membro do Grupo de Estudos em Educação Superior (GEES/UFS/CNPq) e do Grupo de Pesquisa em Educação e Culturas Digitais (ECULT/UFS/CNPq). Principais temas de estudo: formação de professores;saberes docentes e práticas pedagógicas.

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Publicado

2021-04-23

Como Citar

Lima, J. de S., Nascimento, M. B. da C., & Santos, M. H. (2021). INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA NA FORMAÇÃO DE QUALIDADE: estudo na Universidade Federal de Sergipe. Simpósio Internacional De Educação E Comunicação - SIMEDUC, (10). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/simeduc/article/view/14848

Edição

Seção

GT 1 - Educação, Comunicação e Políticas Públicas