PANDEMIA E DISSEMINAÇÃO DE FAKE NEWS NO BRASIL: UMA ANÁLISE A PARTIR DE UMA PLATAFORMA DE FACT-CHECKING

Autores

Palavras-chave:

Desinformação, Pós-verdade, Fact-checking, Infodemia, Educação para Comunicação.

Resumo

Este artigo relata resultados parciais de pesquisa PIBIC/CNPq em andamento e evidencia a importância de manter a população informada de fatos, principalmente em um momento excepcional, como o caso da pandemia do coronavírus em 2020. Dessa forma, o objetivo foi verificar através de plataforma de fact-checking a quantidade de Fake News sobre o vírus disseminadas nos oitos primeiros meses de pandemia no Brasil e elencar aquelas de maior impacto, com base em resultados obtidos em um mecanismo de busca. O processo metodológico foi desenvolvido em duas etapas, a primeira analisou e quantificou as notícias checadas pela agência Lupa, enquanto a segunda utilizou os resultados da etapa anterior e, por meio de palavras-chaves selecionadas, recorreu à plataforma de busca Bing Microsoft para analisar, com base na quantidade de resultados nela obtidos, qual dessas notícias teve maior impacto em cada mês analisado. Os dados obtidos na primeira etapa indicaram que o mês de abril foi o mês em que houve maior checagem de informações pela Lupa e que em agosto cerca de 27% das informações checadas minimizavam a gravidade da pandemia de alguma forma. Também foi possível verificar que as notícias que tinham maior repercussão envolviam figuras públicas. Os resultados ressaltam a relevância dos serviços de fact-checking e, considerando as consequências observadas, o quão cauteloso se deve ser ao partilhar informações nos meios de comunicação, o que deve ser alvo de ações de educação para a comunicação.

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Biografia do Autor

Leonardo Pereira Tavares, Universidade Federal de Campina Grande

Graduando em Comunicação Social com linha de formação em Educomunicação pela Universidade Federal de Campina Grande. Técnico em Administração pelo SENAI/PB. Atuou como pesquisador do Projeto "Memória da Ciência e Tecnologia" realizando levantamento de dados sobre a presença das mulheres nas engenharias. Atualmente desenvolve trabalhos sobre a disseminação de notícias falsas, é colaborador da Rede Educomunicadores do Nordeste. Apresenta interesse nas áreas de produção midiática, gênero, cultura, fact-checking e Educomunicação.

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Publicado

2021-04-23

Como Citar

Tavares, L. P. (2021). PANDEMIA E DISSEMINAÇÃO DE FAKE NEWS NO BRASIL: UMA ANÁLISE A PARTIR DE UMA PLATAFORMA DE FACT-CHECKING. Simpósio Internacional De Educação E Comunicação - SIMEDUC, (10). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/simeduc/article/view/14847

Edição

Seção

GT 5 - Educação, Comunicação, Informação, Direitos Humanos e Cidadania