EDUCOMUNICAÇÃO E RELAÇÕES PÚBLICAS: Perspectivas integrativas para a práxis

Claudia Hertes De Moraes, Kawê da Silva Veronezi

Resumo


O trabalho propõe uma reflexão acerca da interdisciplinaridade das relações públicas e da educomunicação, duas áreas de intervenção social que lidam com a correlação constante entre a Educação e a Comunicação. A pergunta que guia as considerações parciais é: como entendemos a função pedagógica das relações públicas? Para isso, conceitualiza-se a compreensão de Educomunicação e de Relações Públicas com o objetivo de respaldar a discussão teórica proposta de contribuições deste artigo. Como contribuições, caminhos integrativos para a práxis são propostos.



Palavras-chave


Relações Públicas; Educomunicação; Comunicação. Educação.

Texto completo:

PDF

Referências


Referências

APRESENTAÇÃO. NCEUSP. http://www.usp.br/nce/aeducomunicacao/

BRASIL. Programa Nacional de Educação Ambiental. Educomunicação socioambiental: comunicação popular e educação. Organização: Francisco de Assis Morais da Costa. Brasília: MMA, 2008. Disponível em . Acesso em 10 jun. 2020.

CONCEITO. Abpeducom. Disponível em: . Acesso em: 20, dez 2020.

CONSANI, Marciel Aparecido. Mediação tecnológica na educação: conceito e aplicações. São Paulo: Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, tese de Doutorado em Ciências da Comunicação, 2008.

FOUCAULT, Michel. Ordem do discurso (A). Edições Loyola, 1996.

FREIRE, Paulo. Extensão ou Comunicação? RJ: Paz e Terra, 1983.

GOHN, Maria da Glória. Educação não-formal na pedagogia social.. In: I CONGRESSO INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA SOCIAL, 1., 2006, . Proceedings online... Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, Disponível em: . Acesso: 21 Jan. 2021.

GRUNIG, J.E., FERRARI, M.A. y FRANÇA, F.. Relações Públicas: teoria, contexto e relacionamentos. São Caetano do Sul, SP: Difusão editora. 2009

MARQUES, Rodrigo Müller. Ousar para não perecer: educomunicação socioambiental e a ecosofia na formação com professores. 2019. Dissertação Programa de Pós-Graduação – (Mestrado em Ambiente e Desenvolvimento) – Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento, Universidade do Vale do Taquari, 2019.

PRIMEIRA ASAMBLEA MUNDIAL DE ASOCIACIONES DE RELACIONES PÚBLICAS. 1er Foro Mundial de Relaciones Públicas 12 de Agosto de 1978» (em espanhol). Universidad Interamericana. Consultado em 22 de maio de 2017. Arquivado do original em 30 de julho de 2016.

PERUZZOLO, Adair C. Dimensão Humana da Comunicação. Revista Sociais e Humanas, v. 18, n. 2, p. 09-20, 2005.

PERUZZO, Cicilia M.K. Relações públicas no modo de produção capitalista. 4.ed. São Paulo: Summus, 2004.

SCHWAAB, Reges. Comunicação. In Estrato de verbetes: dicionário de comunicação organizacional / Daiane Scheid, Jones Machado Patrícia Pérsigo (orgs,) - Santa Maria: Facos - UFSM, 2018

SECRETARIA da Educação do Estado do Rio Grande do Sul. Educomunicação e TIC nas escolas para professores. Disponível em: Acesso em: 20 dez. 2020.

SHOR, Ira; FREIRE, Paulo. Medo e Ousadia: o cotidiano do Professor. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.

SILVA, Daniel Reis. Relações públicas, ciência e opinião [manuscrito]: Lógicas de influência na produção de (in)certezas / Daniel Reis Silva. - 2017.

SIMÕES, R. P. Relações Públicas: função política. 3. ed. rev e ampl. São Paulo: Summus, 1995.

SOARES, Ismar de O. Educomunicação - o conceito, o profissional, a aplicação: contribuições para a reforma do ensino médio. São Paulo: Paulinas, 2011.

SOARES, Ismar de O. Caminhos da educomunicação: utopias, confrontações, reconhecimentos. In: APARICI, Roberto (Org.). Educomunicação: para além do 2.0. São Paulo: Paulinas, 2014.

TASSARA, Eda. Dicionário socioambiental: ideias, definições e conceitos. São Paulo: FAART, 2008.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Simpósio Internacional de Educação e Comunicação - SIMEDUC

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Compartilhar igual 4.0 Internacional.