A INCLUSÃO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO ENSINO REGULAR

Autores

Palavras-chave:

Inclusão, Ensino Regular, Deficiência Visual, Ensino, Professores.

Resumo

O presente artigo é fruto de discussões realizadas na disciplina Deficiência Visual e Motora: estratégias educacionais para o trabalho de inclusão do curso de Pós-graduação Psicopedagogia e Educação inclusiva da Universidade Tiradentes/SE. O objetivo geral foi verificar como se dá a inclusão de alunos com Deficiência Visual no ensino regular e os objetivos específicos foram caracterizar as dificuldades enfrentadas pelos professores e alunos no processo de inclusão de portadores de Deficiência Visual no âmbito escolar regular e analisar as estratégias de ensino utilizadas por professores e gestores para a inclusão desses alunos. Metodologicamente optou-se pela pesquisa bibliográfica e pela entrevista semiestruturada com professores de uma instituição da Rede Pública ensino, localizada no município de Aracaju, em Sergipe. A partir da pesquisa bibliográfica e das entrevistas realizadas, foi possível entender que a inclusão escolar deve ter como ponto principal o coletivo - escola/família/professor - trabalhando juntos. Para isso, percebe-se a necessidade da criação de mecanismos que auxiliem os professores e que os qualifique para lidar com alunos especiais dentro de sala de aula, motivando a construção de novas metodologias e técnicas pedagógicas que possibilitem a inclusão e que possam atender as necessidades de todos os alunos.

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Publicado

2021-04-23

Como Citar

Fraga, R., dos Santos, L., & dos Santos, V. M. (2021). A INCLUSÃO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO ENSINO REGULAR. Simpósio Internacional De Educação E Comunicação - SIMEDUC, (10). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/simeduc/article/view/14844

Edição

Seção

GT 7 - Educação, Comunicação e Práticas Inclusivas