DO “FUNCTIONAL LITERACY” AO “ADULT LITERACY”: UMA REFLEXÃO SOBRE OS CONCEITOS DO THE WORLD BANK ACERCA DA EDUCAÇÃO

Daniel Bramo Nascimento de Carvalho, Victória Feitoza Xavier, Letícia Barbosa de Gois

Resumo


O presente artigo trata de uma reflexão acerca dos conceitos de educação da instituição financeira internacional “Banco Mundial” entre os anos de 1974 e 2020. O objeto do texto é compreender as mudanças de desenvolvimento de educação que a instituição prega em suas ações de apoio e investimento. De cunho bibliográfico documental e abordagem qualitativa, foram analisados 13 documentos publicados no site ao longo dos 46 anos, o que nos possibilitou enxergar o uso de uma concepção técnica e instrumental da educação para a formação de capital humano. Desta forma, concluímos que a instituição possui grande relevância no campo da educação, mas que precisamos nos atentar para uma educação mais autônoma e libertadora que possibilite o sujeito capacidade crítica diante dos sistemas de opressão.


Palavras-chave


Banco Mundial; Educação; Autonomia.

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