TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E GAMIFICAÇÃO: ANÁLISE DE EXPERIÊNCIAS EM GRUPO DE PESQUISA

Adriana Lúcia Oliveira Ramos, Luciano de Souza Santos, Geam Karlo Gomes

Resumo


O presente trabalho teve como objetivo a análise das experiências vivenciadas acerca do uso das tecnologias digitais, multiletramentos e gamificação voltados para a educação dentro do grupo de estudo Multiletramentos e TIDCs, que está integrado ao grupo de pesquisa ITESI – Itinerários Interdisciplinares em Estudos sobre o Imaginário, da UPE – Campus Petrolina. Para isso, recorreu-se à abordagem quantitativa, com objetivo descritivo e o procedimento metodológico estudo de caso. Concluiu-se que os esses encontros formativos contribuíram para a construção da identidade docente, uma vez que proporcionaram aos seus membros experiências criativas, inovadoras e significativas de forma a garantir um exercício docente que seja capaz de se reinventar frente às novas demandas e expectativas do cenário educacional contemporâneo.

Palavras-chave


Tecnologias educacionais; Gamificação; Multiletramentos

Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. In.: BACICH, Lilian; MORAN, José (Org.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. São Paulo: Penso, 2018.

ALVES, Flora. Gamification: como criar experiências de aprendizagem engajadoras: um guia completo: do conceito à prática. 2. ed., rev. e ampl. São Paulo: DVS Editora. 2015. 172 p.

ALVES, Leonardo Meirelles. Gamificação na educação: aplicando metodologias de jogos no ambiente educacional [versão eletrônica]. Joinville: SC, 2018. 99 p.

BURKE, Brian. Gamificar: como a gamificação motiva as pessoas a fazerem coisas extraordinárias. Tradução: Sieben Gruppe. São Paulo: DVS Editora, 2015. 166 p. Título original: Gamify: how gamification motives people to do extraordinary things.

CARLINI-COTRIM, Beatriz. Potencialidades da técnica qualitativa grupo focal em investigações sobre abuso de substâncias. Rev. Saúde Pública, 30 (3): 285-93, 1996.

GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo (Orgs.). Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.120 p.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. Ed. São Paulo: Atlas, 2008. 220 p.

KLEIN, D. R.; CANEVESI, F. C. S.; FEIX, A. R.; GRESELE, J. F. P.; WILHELM, E. M. de S. Tecnologia na educação: evolução histórica e aplicação nos diferentes níveis de ensino. EDUCERE - Revista da Educação, Umuarama, v. 20, n. 2, p. 279-299, jul./dez. 2020.

MORAN, José Manuel, MASETTO, Marcos T., BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. São Paulo: Papirus, 2000. 175 p - (Coleção Papirus Educação).

PRODANOV, Cleber Cristiano. Metodologia do trabalho científico [recurso eletrônico]: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. Ernani Cesar de Freitas. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013. 277 p.

VALENTE, José Armando. Computadores e conhecimento: repensando a educação. Campinas: Gráfica Central da UNICAMP, 1993.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Simpósio Internacional de Educação e Comunicação - SIMEDUC

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Compartilhar igual 4.0 Internacional.