QUERERES EM HOOKS, PARKER E BUTLER.

Anselmo Lima Lima Oliveira, ALFRANCIO FERREIRA DIAS

Resumo


Construir um diálogo na escola sobre corpo e sexualidade não é uma tarefa fácil e, quase sempre, tem gerado silenciamento, incompreensão, desconhecimento. O propósito deste artigo é, justamente, promover diálogos, compreensões, conhecimentos a respeito das questões que envolvem as referidas temáticas. A abordagem teórico-metodológica aplicada foi influenciada pelos estudos pós-críticos, ancorados nos artigos publicados por bell hooks, Richard Parker e Judith Butler, inscritos no livro Corpo Educado: pedagogias da sexualidade, organizado por Guacira Lopes Louro, 2000. Ademais, as entrevistas realizadas com discentes e docentes do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe serviram como estratégias para produção de dados. Após análises e discussões empreendidas, evidenciamos a importância de construir diálogos entre alunos, familiares e escola sobre os referidos temas.


Palavras-chave


Corpo; Sexualidade; Gênero; Educação.

Texto completo:

PDF

Referências


BUTLER, Judith. Corpos que pesam: sobre os limites discursivos do sexo. In: LOURO, Guacira L. (Org.). O Corpo Educado: pedagogias da sexualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

BULTER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão de identidade. Ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2013.

DERRIDA, Jacques. Signature event événement contexte. In: Limited Inc. Paris, Galilée, 1990, pp. 15-51.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: nascimento da prisão. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

HOOKS, Bell. Eros, Erotismo e o processo pedagógico. In: LOURO, Guacira L. (Org.). O Corpo Educado: pedagogias da sexualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

LANCASTER, Roger N. e di LEONARDO, Micaela (Orgs.). Thegender/sexuality reader: culture, history, political economy. Nova York e Londres: Routledge, 1997.

LOURO, Guacira Lopes. Gênero, Sexualidade e Educação. Uma perspectiva Pós-Estruturalista. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.

PARKER, Richard. Cultura, Economia Política e Construção Social da Sexualidade. In: LOURO, Guacira L. (Org.). O Corpo Educado: pedagogias da sexualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

PARTICIPANTE 2. Depoimento [maio 2016]. Entrevistador: Anselmo Lima de Oliveira. São Cristóvão: Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe, 2016. Entrevista concedida para a pesquisa sobre corpo, gênero e sexualidade na Educação.

PARTICIPANTE 13. Depoimento [maio 2016]. Entrevistador: Anselmo Lima de Oliveira. São Cristóvão: Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe, 2016. Entrevista concedida para a pesquisa sobre corpo, gênero e sexualidade na Educação.

SEFFNER, Fernando. Um bocado de sexo, pouco giz, quase nada de apagador e muitas provas: cenas escolares envolvendo questões de gênero e sexualidade. Revista Estudos Feministas. Florianópolis, v. 19, n. 2, 2011, p. 561-572.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Simpósio Internacional de Educação e Comunicação - SIMEDUC

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Compartilhar igual 4.0 Internacional.