FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E A INCLUSÃO: COMO UTILIZAR A COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA COM ALUNOS AUTISTAS

Autores

  • Rozevania Valadares de Meneses César Universidade Tiradentes

Palavras-chave:

Formação continuada, Inclusão, comunicação alternativa.

Resumo

Com um mercado de trabalho cada vez mais competitivo é imprescindível que os professores busquem um diferencial para atuar no contexto da sala de aula. Nesse sentido, a formação continuada é uma oportunidade de melhoria da sua práxis. Assim, o presente artigo pretende compreender como a formação continuada de professores pode ajudar no processo de inclusão dos alunos portadores de autismo a partir da comunicação alternativa. Trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico, a partir de teóricos que discutem a temática, além de leis e de decretos com abordagem qualitativa. Os resultados mostraram que, embora a formação continuada de professores tenha avançado, muito ainda precisa ser feito para que o processo de inclusão de fato aconteça.

 

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Biografia do Autor

Rozevania Valadares de Meneses César, Universidade Tiradentes

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPED) da Universidade Tiradentes (UNIT). Atua na área de educação básica e ensino médio.

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Publicado

2021-04-23

Como Citar

César, R. V. de M. (2021). FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E A INCLUSÃO: COMO UTILIZAR A COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA COM ALUNOS AUTISTAS. Simpósio Internacional De Educação E Comunicação - SIMEDUC, (10). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/simeduc/article/view/14818

Edição

Seção

GT 7 - Educação, Comunicação e Práticas Inclusivas