COMPETIÇÕES DE PONTES DE ESPAGUETE: UMA PROPOSTA ALTERNATIVA PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA E FÍSICA NO ENSINO MÉDIO

Rosana Maria Luvezute Kripka, Rosângela Salles dos Santos, Moacir Kripka

Resumo


Nesse artigo apresenta-se um relato de experiência sobre uma proposta didática para o ensino de matemática e física, desenvolvida com professores e estudantes do segundo ano do ensino médio de uma escola pública. Trata-se de um recorte de uma proposta interdisciplinar idealizada por docentes e discentes dos cursos de Engenharia Civil, Matemática e Física de uma Universidade localizada na região sul do Brasil, desenvolvida em quatro escolas de ensino médio, particulares e públicas, envolvendo professores de matemática e física dessas escolas e a participação ativa dos seus estudantes. Nesse artigo são apresentados resultados parciais obtidos em uma dessas escolas, na qual foram realizadas duas competições internas. O processo envolveu o projeto estrutural e ensaio de pontes de espaguetes, de modo a verificar qual equipe idealizou, projetou e construiu a ponte de espaguetes, conforme normas pré-estabelecidas, que resistisse ao maior peso aplicado. O objetivo didático constituiu-se em promover ambientes de aprendizagem que estimulassem a aprendizagem significativa de matemática e física por meio do desenvolvimento de um projeto da área tecnológica. Os resultados indicam que ao se propiciar a aplicação de conceitos teóricos, previamente abordados nas disciplinas de matemática e física, em uma situação prática, as competições favoreceram o processo de ensino, pois além de  despertar o interesse dos estudantes, também possibilitaram a ressignificação de conceitos e aprendizagem significativa desses.

PALAVRAS-CHAVE: Ensino e Aprendizagem; Competição; Pontes de Espaguete; Ensino Médio.; Matemática; Física.

Palavras-chave


Ensino e Aprendizagem; Competição; Pontes de Espaguete; Ensino Médio.; Matemática; Física.

Texto completo:

PDF

Referências


AUSUBEL, D. P. The Psychology of meaningful verbal learning. New York: Grune and Stratton, 1963.

AUSUBEL, D. P. Educational psychology: a cognitive view. New York: Holt, Rinehart and Winston, 1968.

CNI. Inova Engenharia: Propostas para Modernização da Educação em Engenharia no Brasil, IEL.NC, SENAI.DN, Brasília, 2006.

GIORGETTI, M. F.; WINDLIN, F. L; PETRONI, C. E G; STRECK NETO, R. Design Contest, an Educational Alternative. In: Frontiers in Education Conference 2005, Indianapolis. Proceedings… Pittsburgh: University of Pittsburgh, vol. 1, 2005.

KRIPKA, R. M. L.; KRIPKA, M.; PEREZ, C. A. S.; MEDEIROS, G. F.. Projeto interdisciplinar uma ponte para o futuro: competição de pontes de espaguete em escolas de ensino médio. Cataventos, v. 1, p. 1-18, 2011

MOREIRA, M. A. Organizadores prévios e aprendizagem significativa. 2012. Disponível em: . Acesso em: 20 set. 2016.

PRAVIA, Z.M.C.; KRIPKA, M.; MESACASA JR, E.C.; MEDEIROS, G.F.; STUMPF, D.D.; DIAS, M.M. Competição para Ensino e Extensão: o caso da Competição de Pontes de Espaguete da Engenharia Civil da Universidade de Passo Fundo. In: XXXVI Congresso Brasileiro de Ensino De Engenharia, São Paulo. Anais... São Paulo, 2008.

RIO GRANDE DO SUL. Secretaria da Educação. Proposta Pedagógica para o Ensino Médio Politécnico e Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio - 2011-2014. Porto Alegre, out/nov, 2011. 36p. Disponível em: < http://servicos.educacao.rs.gov.br/dados/ens_med_proposta.pdf >. Acesso em 11 mai. 2017.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Simpósio Internacional de Educação e Comunicação - SIMEDUC

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Compartilhar igual 4.0 Internacional.